Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arinter seleciona famílias acolhedoras para receber assistente francesa

Arinter seleciona famílias acolhedoras para receber assistente francesa

Podem se candidatar até 16 de janeiro servidores ativos e aposentados que residam em Belo Horizonte, independente da unidade onde trabalham. O período de acomodação será por alguns meses em 2022.
publicado: 14/12/2021 07h58, última modificação: 14/12/2021 07h58

Já imaginou ter a experiência de intercâmbio cultural sem sair de casa? Essa vivência poderá ser possível por meio do edital 67/2021, que seleciona famílias acolhedoras para receber em sua residência uma assistente francesa, que passará um período no Brasil desenvolvendo atividades acadêmicas no IFMG. Podem se candidatar servidores que residem em Belo Horizonte, independente da unidade onde trabalham.

Coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), no âmbito do projeto Conif/IFMG, a ação tem o objetivo de possibilitar a troca de saberes e a integração cultural permitindo à família acolhedora a oportunidade de vivenciar novas experiências, aprimorar o idioma francês, apresentar os costumes, a cultura brasileira e mineira, bem como o idioma português para a assistente. O servidor responsável pelo acolhimento poderá receber da assistente, em contrapartida, até R$ 500,00 mensais. O valor solicitado pelo servidor deverá ser indicado no ato da inscrição.

O período de acomodação inicial será de, no mínimo, 30 dias, podendo ser renovado de acordo com o interesse de ambas as partes. A inscrição não implica, necessariamente, na aprovação/escolha da família acolhedora pela assistente francesa. O procedimento de cadastro e contato inicial entre as partes envolvidas será intermediado pela Arinter, com apoio da Comissão para Recepção de Intercambistas.

Para a família se inscrever, é necessário que pelo menos um dos moradores do local disponibilizado para a moradia seja, obrigatoriamente, servidor ativo ou aposentado do IFMG. O responsável ou um de seus moradores deve, obrigatoriamente, possuir conhecimento básico de um dos idiomas listados no edital (francês, inglês ou italiano). A família acolhedora deverá acolher a assistente francesa em sua residência, oferecendo: café da manhã; quarto individual; cama, colchão, travesseiro, roupa de cama, lençol e edredom; toalhas de banho e de rosto; guarda-roupa ou equivalente; conexão à internet via wi-fi; mesa de trabalho, cadeira e/ou estação de trabalho.

A assistente francesa comunica-se nos idiomas francês, inglês, italiano e possui noções de português. Não é fumante e não possui restrições alimentares. Também não possui vínculo religioso e não está disposta a participar de cultos de qualquer natureza. Possui formação, em nível de mestrado, em ensino de língua francesa para estrangeiros.

O servidor responsável pela moradia deverá fazer a inscrição até o dia 16 de janeiro de 2022, por meio do preenchimento do formulário (clique aqui). É preciso anexar os seguintes documentos:  comprovante de residência; cinco fotos que mostrem a moradia, o quarto, a família acolhedora, o banheiro e o local de refeições; termo de veracidade devidamente preenchido e assinado.

Após a divulgação da lista de pré-selecionados e depois da escolha dos finalistas pela assistente francesa, será formalizada a participação no programa por meio da assinatura de Termo de Compromisso. No edital, estão disponíveis mais informações sobre o programa e as obrigações e responsabilidades da família acolhedora e também da assistente francesa.

Edital 37/2021 - acesse

Formulário de inscrição