Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Itabirito informa sobre seu plano de ações durante o combate à Covid-19
conteúdo

Notícias

Campus Itabirito informa sobre seu plano de ações durante o combate à Covid-19

Comitê de Biossegurança do IFMG Campus Itabirito informa sobre medidas de combate à pandemia e plano de retorno gradual das atividades
publicado: 06/10/2021 12h26, última modificação: 06/10/2021 12h40

Durante a pandemia de Covid-19, muitos foram os desafios da instituição e da comunidade onde o campus encontra-se inserido. No processo de adaptações, inclusive de ações relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, o instituto federal buscou se organizar para dar respostas administrativas, jurídicas e de âmbito educacional. No ensino, recebemos diversas orientações do MEC, da reitoria, dos setores de ensino e mantivemos constante diálogo com a prefeitura. 

Nesse momento, o campus possui uma comissão estabelecida, responsável por elaborar, acompanhar, além de divulgar ações e estratégias de biossegurança. O Comitê de Biossegurança, conforme Portaria nº 30/2021, também prevê em seu plano organizacional o estabelecimento de procedimentos para o retorno presencial, quando este ocorrer.

O cenário em que nos encontramos, com a atual mudança da situação municipal para a onda verde, conforme Decreto Municipal nº 13934 e orientações do Minas Consciente, assim como através da Portaria nº 489/2021 e da Instrução Normativa nº 01/2021, elaboradas no segundo semestre deste ano pelo IFMG, permite pensarmos em estratégias e protocolos para um possível retorno gradual das nossas atividades. É preciso esclarecer que, a oferta do ensino presencial pode ocorrer pelo regime de oferta mista, respeitando as diretrizes, forma de organização e o contexto de cada um dos campi. A forma desta oferta, que consiste em avaliar os cursos, as disciplinas e currículos de forma a assegurar parte da carga horária presencialmente, já tem sido debatida nos principais órgãos colegiados da instituição. 

Sempre tivemos o cuidado em relação à tomada de decisões, inclusive no momento de oferta do Ensino Remoto Emergencial (ERE), e atualmente todas as discussões ocorrem para que o retorno presencial aconteça de forma organizada, transparente e em constante diálogo com a comunidade, e mais uma vez, prezando pela saúde, bem-estar e qualidade de ensino. 

Seguimos com o pensamento de que avaliar a situação particular e coletiva, as condições sanitárias e a organização didático-pedagógica será nosso norte para apresentarmos soluções mais condizentes com o momento de combate à Covid-19.

As informações sobre o processo de elaboração do retorno das atividades e da possível oferta mista de ensino serão noticiadas pelo site e em nossos canais de comunicação.

Facebook

Instagram

Canais de atendimento ao público - IFMG Campus Itabirito

Direção Geral (31) 99874-6840
Direção de Ensino (31) 98452-4607
Departamento de Administração e Planejamento (31) 98452-6916

Leia também: 

IFMG Campus Itabirito no combate ao coronavírus: página reúne informações do período de suspensão das aulas