Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consciência Negra: IFMG vai instituir Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Portaria será assinada pelo reitor em reunião aberta com Colégio de Dirigentes e Comitês, no dia 24/11. Evento virtual também terá mesa-redonda para debater “Educação e Escola Antirracista”.
publicado: 23/11/2021 07h22, última modificação: 23/11/2021 07h22

Educação e Escola Antirracista - ArteEm comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o IFMG realiza, na próxima quarta-feira, 24 de novembro, uma reunião virtual aberta com a participação de membros do Colégio de Dirigentes e dos Comitês para a assinatura da portaria que instituirá o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) em todos os campi da instituição. A solenidade simboliza a adesão do IFMG ao projeto de escola antirracista e terá transmissão ao vivo no canal IFMG Play, no YouTube, a partir das 14h.

Além disso, o evento terá um segundo momento, com a realização da mesa-redonda “Educação e Escola Antirracista - O que é? Como fazer?”, cuja transmissão ocorrerá na sequência. A participação nos dois momentos será aberta ao público, mas caso o participante deseje certificado, deverá se inscrever neste endereço www.even3.com.br/IFMGantirracista. Para conseguir o certificado, é necessário assistir à transmissão do evento a partir da plataforma Even3.

De acordo com o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, um dos idealizadores da reunião, “o combate ao racismo é urgente”. “A Lei 10.639/03 estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros no âmbito de todo o currículo escolar. A legislação determina, além do ensino, que as escolas incluam em seus cursos ações e debates sobre temas relacionados com o combate ao preconceito e ao racismo”, complementa.

Confira a programação do evento e os convidados para a mesa-redonda:

14h - Reunião aberta do Colégio de Dirigentes e Comitês - assinatura de portaria pelo reitor instituindo o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) no IFMG

14h30 - Mesa-redonda “Educação e Escola Antirracista - O que é? Como fazer?”

Convidadas:

• Maria Flávia Pereira Barbosa - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2017); Especialização em Literatura Luso-Afro Brasileira pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006); Experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, teoria da literatura e representação, literatura infanto-juvenil , palavra e imagem. Professora efetiva do conteúdo da Língua Portuguesa no IFNMG - Campus Arinos. Diretora de Assuntos Estudantis do IFNMG.

• Polyana Aparecida Valente - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou Fiocruz/MG. Professora da UEMG/Unidade Ibirité, onde leciona as disciplinas História da Educação e História e Cultura Afro-brasileira. Integra o grupo de estudo e pesquisas “Niehlafro” (Núcleo Interdisciplinar de Estudos em História e Literatura afrodescendente) e atua como pesquisadora bolsista da Fiocruz, onde desenvolve pesquisas sobre histórias das ciências e da saúde na interface gênero e raça.

• Mônica Barros - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Betim

Professora de sociologia do IFMG - Campus Betim, é graduada em Ciências Sociais (UERJ) e mestra em sociologia (UFMG). Durante sua passagem pelo IFMG - Campus Piumhi, coordenou o Projeto de Extensão "Tradições, Cultura e Identidade Negra" e participou da criação 1ª Diretoria do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Piumhi (COMPIR). Atualmente coordena a equipe Betim do projeto multicampi “Cientistas Negras: representatividade, empoderamento e re-existência”. Além de participar da coordenação do Projeto IFMG Aprova, vinculado ao Campus Piumhi, e ser integrante do IFNEGRO, coletivo de servidores negros do IFMG.

Mediador:

• Neilson José da Silva - Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Santa Luzia

Docente do IFMG - Campus Santa Luzia, tendo atuado, desde 2016, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil e Técnico Integrado em Edificações. Desenvolve atividades no Observatório da Diversidade, vinculado ao Laboratório Integrado de Tecnologia Social - LITS. Membro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores Negros ABPN. Mestre em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciado em filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei.

Semana da Consciência Negra: IFMG terá programação com diversas atividades