Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo selecionado para intercâmbio inicia temporada de estudos na Europa
conteúdo

Notícias

Grupo selecionado para intercâmbio inicia temporada de estudos na Europa

Programa Internacionaliza IFMG contemplou nove alunos, sendo que um deles é o primeiro estudante surdo da Rede Federal a participar de intercâmbio
publicado: 07/03/2019 09h56, última modificação: 07/03/2019 09h56

Após uma criteriosa seleção, que envolveu várias etapas e a proposição de um projeto de pesquisa, nove estudantes de graduação do IFMG embarcaram, neste mês, para uma temporada de estudos em Portugal. Ao longo de cinco meses, eles irão frequentar as aulas e participar de diversas atividades de pesquisa e extensão nos institutos politécnicos conveniados, nas cidades de Bragança, Porto e Guarda.

Foi preciso muita dedicação para tornar possível o sonho de estudar no exterior. O aluno Filipe Vieira Brison, do curso de Engenharia Elétrica do Campus Itabirito, por exemplo, chegou ao Porto na expectativa de trocar diversas experiências e buscar práticas que o ajudem na pesquisa “Desenvolvimento de dispositivo para auxílio de pessoas surdas ou com deficiência auditiva capaz de captar e indicar o choro de bebês”. Surdo, o estudante viajou acompanhado do tradutor de Libras Paulo José Chaves Mendanha, que irá atendê-lo durante o intercâmbio. Segundo a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), ele é o primeiro estudante surdo entre os Institutos Federais a fazer intercâmbio.

“O IPP (Instituto Politécnico do Porto) desenvolve um projeto que busca criar um ambiente digital capaz de traduzir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a portuguesa. Apesar de termos o português como idioma nos dois países, a língua de sinais não é a mesma e a participação tanto do Filipe como do Paulo serão importantes para o desenvolvimento dessa pesquisa em Portugal”, explica a assessora de Relações Internacionais do IFMG, Ana Cristina Magalhães Costa.

Ela conta que, até serem selecionados, os alunos passaram por avaliação do currículo e das atividades acadêmicas desenvolvidas em seu curso. Também foi levado em conta o coeficiente de rendimento. Vencida essa etapa, os candidatos submeteram projetos de pesquisa para os professores do IFMG e de Portugal. Os projetos que se adequaram às linhas de atuação das instituições portuguesas foram os contemplados.

 

Além de Filipe, também farão intercâmbio no IPP Luiz Henrique Bicalho Campos, que estuda Sistemas de Informação no Campus São João Evangelista; Breno Avelar Mendonça, que cursa Engenharia Mecânica em Arcos; e Millena Bragança de Sousa, que faz Administração em Ribeirão das Neves. Já para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foram selecionados três alunos: Maria Luíza Guimarães dos Santos, que cursa Física em Congonhas; Jônatas Sena Ferreira, estudante de Física do Campus Ouro Preto; e Gabriel Alan Dias Miranda, que faz Sistemas de Informação em Sabará. Completam o grupo as alunas Ríssia da Silva Zacarias (Pedagogia - Campus Ouro Branco) e Lorena Martins Costa (Arquitetura e Urbanismo - Campus Santa Luzia), ambas viajaram para estudar no Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

Expectativa para estudar em Portugal

Jônatas Ferreira conta que ficou emocionado ao receber a notícia de sua aprovação para o IPB. “Estava bem concorrido, eram poucas vagas, e todos os meus colegas concorrentes são bastante competentes, portanto só de ser selecionado foi uma grande vitória”. O estudante diz que optou pelo Programa Internacionaliza baseado no enfoque que o mesmo direciona à pesquisa e à produção acadêmica. “Vou me relacionar com outros centros acadêmicos, ter contato com uma outra forma de fazer pesquisa e isso, para mim, é o mais interessante. Vai ser uma troca e um ganho enorme que vai contribuir muito para minha formação acadêmica”. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto "Nanomateriais: desenvolvimento de uma unidade didática para abordagem no ensino de física", Jônatas pretende estudar novas tecnologias para aprimorar o ensino da física no Ensino Médio. Para ele, a ajuda financeira concedida pelo IFMG viabilizou a ida para a Europa. “Estou indo graças à bolsa de estudos, porque se eu fosse bancar o intercâmbio por conta própria, não conseguiria”.

Natural de Diamantina e estudante no Campus Santa Luzia, Lorena Costa, de 22 anos, também está com os “olhos brilhando” pela oportunidade de estudar fora do Brasil. Já instalada no alojamento do IPG, a estudante explica que vai desenvolver um projeto sobre acessibilidade ambiental. “Serão considerados os estudos e alterações realizados sobre o meio físico, bem como as ações de conscientização e mobilização relacionadas ao tema. Busco comparar as ações em ambos os institutos (IFMG e IPG). Quero colaborar para a efetivação do direito à educação, que depende, dentre outras características, das condições de acessibilidade ambiental das instituições de ensino”, conta.

Já Luiz Henrique Bicalho, de 21 anos, é morador de Correntinho, distrito de Guanhães, cidade vizinha a São João Evangelista, onde estuda. Já instalado no Porto, ele conta que conseguiu alugar uma casa com outros colegas a 200 metros de onde vai estudar. “É minha primeira viagem ao exterior e está sendo uma experiência fantástica, visto que o ganho pessoal e cultural é enorme. Não havia imaginado estudar fora do Brasil, mas agradeço imensamente a oportunidade que me foi dada”, declara.

Estudante da Licenciatura em Física no Campus Congonhas e com o projeto selecionado em primeiro lugar no edital Internacionaliza, Maria Luíza, 21 anos, fará o intercâmbio no IPB. “Minha pesquisa tem por base a importância de investigar fontes de energias renováveis, o objetivo é investigar formas de obter células solares de dióxido de titânio sensibilizadas por corante natural”, explica.

Com duração de cinco meses, o Programa Internacionaliza fornece ajuda de custo aos estudantes no valor de R$ 14.200, com repasse feito em três vezes. A quantia deve ser usada para a compra de passagens aéreas, contratação de seguro-saúde, moradia e alimentação. A Assessoria de Relações Internacionais fornece todas as orientações para a viagem, realizando reuniões virtuais e presenciais, como a que ocorreu no dia 12 de dezembro, na Reitoria, além de apoio individual, caso necessário.

As etapas da seleção e os requisitos para participação foram discriminados no Edital n° 52/2018. Outras informações podem ser conferidas na página da Arinter.