Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota à Comunidade: Processo Seletivo 2021

Nota à Comunidade: Processo Seletivo 2021

IFMG vem a público trazer informações sobre o processo de ingresso de novos estudantes relativo ao primeiro semestre letivo de 2021.
publicado: 29/10/2020 11h36, última modificação: 29/10/2020 11h36

O Brasil e o mundo estão atravessando uma pandemia que afeta, de forma profunda, todas as nossas atividades. Visando à manutenção da saúde e bem-estar da população, as medidas sanitárias para controle da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) repercutem no funcionamento dos diversos setores da sociedade, incluindo as instituições de ensino. Nesse contexto, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) vem a público trazer informações sobre o processo seletivo para ingresso de estudantes nos cursos ofertados pelo IFMG nas turmas que terão início no primeiro semestre letivo de 2021.

1- Os processos seletivos para ingresso de estudantes nos cursos de graduação ofertados pelo IFMG não serão alterados. As vagas para os cursos de graduação serão ofertadas pelo Sisu e também por processo seletivo interno que utiliza notas obtidas no Enem.

2- O ingresso nos cursos técnicos ofertados pelo IFMG (integrados, subsequentes e concomitantes) ocorre, geralmente, por meio de provas presenciais. No entanto, a pandemia do novo Coronavírus traz enormes riscos para processos seletivos presenciais. O IFMG, após discussões em instâncias decisórias, entende que não há condições de fazer um processo seletivo com provas presenciais, no momento. Essa decisão decorre do compromisso que o Instituto tem com a segurança e a manutenção dos protocolos de saúde.

3- A partir das discussões internas, e mantendo o compromisso de ofertar vagas para o atendimento à comunidade, o IFMG tomou algumas decisões, listadas abaixo:
• As unidades do IFMG ofertarão vagas para os cursos técnicos integrados e subsequentes em dois momentos distintos. Essa decisão tem o objetivo de reconhecer as diferenças dos calendários e os cenários de saúde que são diferentes em cada cidade onde o IFMG atua;
• Cada unidade do IFMG ofertará vagas para os cursos técnicos integrados e subsequentes em apenas um desses dois momentos. Ou seja, cada unidade fará a opção por um dos dois processos seletivos;
• O primeiro processo seletivo para os cursos técnicos integrados e subsequentes para início das aulas no primeiro semestre letivo de 2021, que ofertará vagas para algumas das nossas unidades, será por meio da avaliação de desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa (Português) e Matemática;

4- Nos próximos dias, o IFMG divulgará informações adicionais sobre o processo seletivo;

5- O IFMG fará ampla divulgação do processo seletivo, atentando para que as regras e procedimentos sejam cuidadosamente informados para a comunidade;

6- O IFMG solicita atenção às informações que serão divulgadas na página oficial do Instituto (www.ifmg.edu.br), nas redes sociais (@ifmgnarede) e demais canais de comunicação;

7- Dúvidas sobre os processos seletivos devem ser enviadas para o e-mail: vestibular@ifmg.edu.br.

Neste momento inédito e difícil que estamos atravessando, o IFMG reitera seu compromisso com a oferta de educação de alta qualidade e o melhor atendimento às comunidades onde atua