Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca > Bibliotecas Virtuais
conteúdo

Bibliotecas Virtuais

por debora.silva publicado 30/06/2022 10h04, última modificação 02/03/2023 13h57

Acesse gratuitamente o acervo digital que o IFMG disponibiliza à toda comunidade acadêmica com mais de 200 mil títulos de livros virtuais universitários e de formação profissional, além de 17 mil normas técnicas nacionais e estrangeiras. Atualmente, estão disponíveis para estudantes e servidores as melhores plataformas acadêmicas virtuais com obras que enfocam específica ou correlativamente os assuntos ligados às áreas de atuação de cada curso da instituição.

Biblioteca Virtual é uma multiplataforma com ferramentas de busca avançada em diversas áreas do conhecimento, como: administração, marketing, engenharia, direito, letras, economia, computação, educação, entre outras. Além dos títulos da Pearson, a Biblioteca Virtual é parceira das editoras Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Spcione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexikon, Callis, Summus e Interciência.

Atenção! O primeiro acesso deve ser realizado pelo Sistema Pergamum da Biblioteca do IFMG. Ao abrir o e-book, você será redirecionado para a plataforma da Biblioteca Virtual (BV). Cadastre o seu usuário e crie uma senha. Se preferir, você poderá acessar os livros diretamente na BV (utilize o CPF, senha cadastrada na plataforma e selecione a instituição IFMG).

Tutorial Acesso - Biblioteca Virtual

Manual Usuário - Biblioteca Virtual

A Target GedWeb conta com centenas de normas, regulamentos, portarias e resoluções. Se destaca por rastrear e atualizar diariamente milhares de informações técnicas e legislações no âmbito da engenharia, saúde, segurança no trabalho, gestão empresarial, normas ABNT NBR/NM, dentre outras.

Atenção: Acesso exclusivo pelo Sistema Pergamum da Biblioteca do IFMG. Para consulta ao acervo, pesquise o termo desejado, selecione a aba “Pesquisa Target GEDWeb“, clique no ícone “cadeado” e insira seu CPF e a senha numérica cadastrados na biblioteca.

Tutorial Acesso - Target GedWeb

Manual Usuário - Target GedWeb

 Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/ MEC é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes; além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Tutorial Acesso - Portal de Periódicos

    Tutorial Acesso - Aplicativo Portal Capes

Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual de acesso gratuito do Brasil que reúne e disponibiliza a toda sociedade um acervo de mais de 123 mil títulos. Visa promover o amplo acesso  gratuito às  obras literárias, artísticas e científicas ( na forma de textos, sons, imagens e vídeos) já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada, contribuindo para o desenvolvimento da educação e da cultura.