Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluna Ríssia Zacarias do curso de Pedagogia representa o campus no Programa Internacionaliza em Portugal

publicado: 15/03/2019 20h40, última modificação: 15/03/2019 20h41

Ríssia- Internacionaliza

Após uma criteriosa seleção, que envolveu várias etapas e a proposição de um projeto de pesquisa, nove estudantes de graduação do IFMG embarcaram, no fim de fevereiro, para uma temporada de estudos em Portugal. Ao longo de cinco meses, eles irão frequentar as aulas e participar de diversas atividades de pesquisa e extensão nos institutos politécnicos conveniados, nas cidades de Bragança, Porto e Guarda.

Entre os discentes, a aluna do Campus Ouro Branco, Ríssia da Silva Zacarias do curso de licenciatura em Pedagogia, foi uma das aprovadas e estudará no Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

Segundo o relato da estudante, “o intercâmbio sempre foi um sonho para minha vida acadêmica e pessoal, pois acredito que o conhecimento se constrói através das trocas de saberes e vivências. Me preparei para esse momento desde o dia em que ingressei na primeira turma do curso de Pedagogia, e soube que havia um programa de mobilidade acadêmica, uma grande oportunidade ofertada pelo Instituto”.

A acadêmica afirmou ainda que já no primeiro período participou do projeto de extensão intitulado Arte na Lata e no grupo de estudos sobre Teoria dos Campos Conceituais. No terceiro período a estudante integrou como voluntária na Iniciação Científica e tais ações possibilitaram a sua participação em diversos eventos.

“Escrever o projeto junto com meu orientador, professor Dr. Gabriel Carvalho, foi um grande desafio, mas também uma experiência incrível! Ver a aprovação a cada fase do processo fazia todo esforço ter valido a pena!”, comemorou.

Já em terras portuguesas, Ríssia disse que se encontra nesse trânsito entre culturas onde tem amplificado os horizontes em sua formação e diz que espera colocar em prática todo conhecimento adquirido. “Atualmente, olho para minha vida com muito orgulho do que venho conquistando. Ser mulher e negra ocupando lugar no meio acadêmico científico, historicamente dominado por homens e brancos, é uma forma de lutar contra a segregação que tenta limitar nosso lugar na sociedade. Nós resistimos. Como disse a poetisa Bia Ferreira em uma de suas canções, "Nascem milhares dos nossos cada vez que um nosso cai".

O Programa Internacionaliza é uma iniciativa da ARINTER do IFMG em parceria com o Campus na qual ambos contribuem com o auxílio financeiro para custear as despesas com a permanência no exterior – alimentação, acomodação/moradia, seguro médico internacional e passagens aéreas de ida e volta para Portugal.

Ríssia- Internacionaliza2