Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Calendários Acadêmicos serão retomados a partir da próxima semana

Calendários Acadêmicos serão retomados a partir da próxima semana

publicado: 25/08/2020 10h27, última modificação: 10/09/2020 08h43

A partir do dia 31 de agosto, serão retomados os Calendários Acadêmicos dos Cursos Técnicos e de Graduação do IFMG Campus Ouro Branco. Diante da imprevisibilidade do retorno das atividades presenciais de forma segura em função da pandemia da Covid-19, a instituição optou, neste momento, pela implementação do Ensino Remoto Emergencial.

O Ensino Remoto não significa uma simples transposição das aulas presenciais para um ambiente digital. Sendo assim, foram estruturados novas formas de organização das atividades contemplando as características destes novos ambientes de ensino e sua adequação ao público que se destina de acordo com os cursos que a instituição oferece. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) se destina a todos os estudantes dos Cursos Técnicos, nas modalidades Integrado e Subsequente, e de Graduação contando com atividades síncronas e assíncronas.

As atividades síncronas são atividades realizadas online, em tempo real, com a participação simultânea dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, docentes e discentes. Já as atividades assíncronas são atividades realizadas em tempos diferentes, não sendo obrigatória a participação simultânea dos envolvidos, ou seja, docentes e alunos não precisam estar reunidos no mesmo espaço e ao mesmo tempo – o que significa uma maior flexibilidade no acompanhamento e na realização dos estudos.

Confira aqui as PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre o Ensino Remoto Emergencial

Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem

A plataforma adotada pelo Campus Ouro Branco é o Moodle, ferramenta de ensino virtual oficial do IFMG. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) terá salas para todas as disciplinas em oferta em 2020 e será utilizado tanto para disponibilização dos Planos de Ensino do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e materiais didáticos quanto para a comunicação oficial entre docentes e discentes, por meio de fóruns ou recursos equivalentes, permitindo o compartilhamento das informações com toda a turma, sem a necessidade de que todos os alunos estejam online no mesmo instante. Para a realização das atividades síncronas, sugere-se o uso do Microsoft Teams.

Para o acesso às plataformas, foi criado um e-mail acadêmico institucional da Microsoft para todos os alunos. O e-mail segue o seguinte padrão: número do Registo Acadêmico do aluno com sete dígitos + “@academico.ifmg.edu.br” (exemplo: 0123456@academico.ifmg.edu.br). O novo e-mail institucional também dá acesso a um pacote de ferramentas digitais como programas de Word, Excel e PowerPoint, bloco de anotações (OneNote), espaço para armazenamento de arquivos na nuvem (OneDrive) e outros aplicativos educacionais. As ferramentas podem ser usadas online, por computador, notebook, celular ou tablet pelo site www.office.com.

O acesso ao Moodle deve ser realizado pelo link https://ead.ifmg.edu.br/ourobranco, utilizando o o mesmo login de acesso ao portal MEUIFMG (número do Registro Acadêmico). Caso tenha problemas no acesso às plataformas e precise de suporte, acesse: https://forms.gle/GbEjZYYzAvjkVEuo8. Aqueles alunos que quiserem poderão direcionar o novo e-mail institucional criado para a caixa de e-mail já utilizam atualmente, evitando a necessidade de acesso a mais de um e-mail.

Calendários Acadêmicos

Curso Técnico Integrado (NOVO - Arquivo alterado em 10/09)

Curso Técnico Subsequente (NOVO - Arquivo alterado em 10/09)

Cursos de Graduação (NOVO - Arquivo alterado em 10/09)