Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco amplia a doação dos protetores faciais
conteúdo

Notícias

Campus Ouro Branco amplia a doação dos protetores faciais

publicado: 21/05/2020 21h55, última modificação: 21/05/2020 21h55

O IFMG Campus Ouro Branco realizou hoje a doação de mais 100 protetores faciais destinados aos policiais militares que atuam no município e região, contribuindo para a prevenção dos profissionais que atuam na segurança pública.

Ainda como parte dessa iniciativa, também foram doados 450 protetores faciais para profissionais de saúde que atuam nos hospitais e unidades de saúde de Ouro Branco e para outras secretarias que estão em contato direto com a população, para serem utilizados no combate à COVID-19.

“A estimativa inicial era uma doação de 300 protetores faciais, mas, por meio de parcerias com outras instituições e do projeto Rede de Colaboração do IFMG, foi possível aumentar a produção e a quantidade de protetores a serem doados”, destaca o diretor-geral do Campus Ouro Branco, professor Lawrence de Andrade.

A produção dos protetores faciais é parte de uma iniciativa, coordenada pelo IFMG para contribuir com a sociedade no enfrentamento à pandemia. Para o diretor, mesmo em um momento tão difícil como o que atravessamos e com as atividades presenciais suspensas, é gratificante conseguirmos contribuir com a sociedade por meio da ciência e da tecnologia.

Produção dos Protetores Faciais

Os protetores faciais foram produzidos nas impressoras 3D do Campus Ouro Branco a partir de um modelo aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A ação foi coordenada localmente pelo professor Édilus Penido, com o apoio de vários servidores, além do estabelecimento de parcerias para a aquisição dos insumos.

A produção local recebeu um investimento da Gerdau de cerca de R$ 10 mil reais, cuja doação foi mediada pela Adesiap (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba) – Unidade Ouro Branco. Os recursos foram destinados para a aquisição dos insumos, além de mais uma impressora 3D e uma máquina de corte a laser, o que contribuiu para o aumento da produção.

Já o projeto "Rede de Colaboração” é uma iniciativa das Pró-Reitorias de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, realizado por meio de cooperação com a Sumiriko Indústria de Borrachas, com sede em Mateus Leme, região Metropolitana de Belo Horizonte. A partir do projeto do molde, a empresa fabricou o suporte das peças, sendo que o IFMG forneceu os insumos, adquiridos com orçamento próprio e doações de parceiros, e que finalizou a montagem dos protetores faciais.