Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus se prepara para receber a instalação de usina fotovoltaica
conteúdo

Campus se prepara para receber a instalação de usina fotovoltaica

por lawrence.andrade publicado 24/05/2019 15h59, última modificação 26/05/2019 23h36

painel fotov

No caminho da sustentabilidade o IFMG tem investido em propostas para promover uma rotina que satisfaça as necessidades atuais da instituição sem comprometer a capacidade de suprir as mesmas necessidades no futuro. Uma das ações que vai ao encontro dessa tendência sustentável é a instalação de usinas de painéis fotovoltaicos nos campi, iniciada em 2017 na gestão do Reitor Kléber Gonçalves Glória. E chegou a vez do Campus Ouro Branco receber a sua usina que converterá energia solar em energia elétrica.

Uma vistoria foi realizada no dia 09/05 e a empresa Solens - vencedora da ata e, portanto, responsável pela nova etapa de implementação do projeto nos campi – deve iniciar o trabalho no Campus Ouro Branco a partir da chegada dos equipamentos e placas, agendada para a primeira semana do mês de junho. A usina terá um inversor de 20 KVa e receberá 63 placas fotovoltaicas que serão instaladas no telhado do Bloco Didático ainda no mês de junho, cuja produção estimada de energia é de 2.500 a 3.000 KWh por mês, garantindo maior eficiência energética e economia.  A implantação será acompanhada pelas equipes da Diretoria de Infraestrutura da Reitoria e do Setor de Infraestrutura do Campus; e conta também com o apoio da Comissão Local de Sustentabilidade.  

De acordo com matéria da Revista Galileu, especialistas consideram as condições geográficas do Brasil favoráveis à utilização de energia solar, especialmente pela incidência de sol superior à de países que investem muito mais nesse tipo de energia, como a Alemanha, por exemplo. O IFMG, integrado à era da energia renovável, contempla seus campi através de processo monitorado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que, em 2015, emitiu portaria aos órgãos da administração pública, ressaltando a necessidade do estabelecimento de boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e água.

 

Outras ações sustentáveis no Campus Ouro Branco

Além da alternativa mais limpa de energia, o IFMG Campus Ouro Branco já promove outras práticas nos quesitos consumo consciente e reaproveitamento de recursos. São elas:

  • Substituição das lâmpadas do Campus por opções de LED;
  • Instalação de sensores de fotocélulas nas áreas externas;
  • Instalação de reservatório de aproveitamento de água de chuva e combate a incêndio;
  • Desenvolvimento de coleta de lixo eletrônico (principalmente pilhas e baterias);
  • Desenvolvimento de coleta de resíduos orgânicos para a produção de adubo em composteiras;
  • Desligamento programado de computadores institucionais, que são encerrados automaticamente às 23 horas; também há programação de desligamento de monitores e discos rígidos durante o expediente, após alguns minutos sem utilização; e, ainda, controle de impressões através de identificação de servidores por crachá ou login;
  • Adoção do Sistema Eletrônico de Informações - SEI que promoveu intensa redução de documentos impressos;
  • Projeto de soluções 4.0 para diversas finalidades;
  • Fornecimento de canecas personalizadas aos servidores para estimular a redução do uso de copos descartáveis;
  • Fornecimento de ecobags institucionais aos servidores para reduzir o uso de sacolas plásticas;
  • Promoção de estudos para a instalação de torneiras automáticas nos banheiros, bem como de sensores de presença nos banheiros e estacionamento;
  • O campus deve instalar, ainda no mês de maio, um coletor de óleo de cozinha vegetal.