Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado: Ensino Remoto Emergencial é aprovado no Campus Ouro Branco

Comunicado: Ensino Remoto Emergencial é aprovado no Campus Ouro Branco

publicado: 02/07/2020 08h14, última modificação: 02/07/2020 08h14

Queridos alunos, familiares e demais membros da comunidade,

desde maio, ao constatarmos que não havia uma previsão de curto ou médio prazo de reestabelecermos presencialmente as atividades suspensas em função das medidas preventivas de disseminação da Covid-19, o IFMG vem trabalhando para que as atividades possam ser retomadas em novos moldes, sem contudo abandonar a premissa de ofertar um ensino de qualidade e inclusivo.

No dia 18 de junho, o IFMG publicou uma Instrução Normativa (IN 05/2020), que estabeleceu as diretrizes para a oferta do Ensino Remoto Emergencial. Ao tratar dos diversos aspectos das atividades acadêmicas, o documento permite que os campi planejem alternativas para retornar o calendário letivo, contemplando o ensino de forma não presencial e, desse modo, amenizar a situação de excepcionalidade causada pela pandemia do novo coronavírus que alterou todas as nossas rotinas pedagógicas e administrativas.

O Ensino Remoto Emergencial compreende as atividades desenvolvidas e acompanhadas pelos docentes, mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação. No entanto, a substituição das aulas presenciais deve contemplar a possibilidade de acesso dos estudantes às soluções oferecidas, considerando a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e o cumprimento das normas vigentes.

O Campus Ouro Branco aprovou ontem, por meio do seu Conselho Acadêmico, de forma unânime, uma proposta para o retorno das atividades, de modo remoto, a partir do próximo semestre. Entre as ações que subsidiaram a decisão, foi realizado um amplo diagnóstico junto aos alunos, que tem sido e continuará a ser utilizado para planejar cenários e nortear importantes decisões. Grupos de trabalho também foram constituídos e diversos servidores têm contribuído para que possamos adequar os processos e atender a todos os nossos alunos. A partir de agora, entraremos em uma etapa de planejamento, realizada coletivamente, que norteará a apresentação de uma proposta de resolução e novos calendários acadêmicos.

A oferta do ensino não presencial, ainda que em caráter emergencial, não implica apenas uma mudança de plataforma. São diversas as discussões necessárias nesse processo que vão desde o acesso regular à internet e os recursos tecnológicos adequados aos estudos até a oferta das disciplinas, o formato das aulas, a aplicação de avaliações, as metodologias de ensino e os recursos didáticos a serem utilizados, além de outras questões que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Como destacamos muitos destes tópicos serão alvo de debates entre servidores e estudantes até o retorno das atividades letivas, ainda sem data definida, mas com expectativa para meados de agosto.

Destacamos ainda que todo esse trabalho tem considerado as orientações e diretrizes legais, bem como o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE). No caso do Ensino Médio, a Medida Provisória 934/20 suspendeu a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos neste ano, desde que se mantenha a carga horária mínima a ser cumprida. Para os cursos de graduação, a portaria 544/2020 do Ministério da Educação, prorrogou o período de utilização do ensino remoto até 31 de dezembro de 2020.

O retorno às atividades presenciais não conta, ainda, com previsão. Quando autorizado, o ensino híbrido será uma possibilidade para a complementação da carga horária em todos os níveis de ensino. Contudo, o retorno às atividades presenciais, depende de orientações e diretrizes de órgãos governamentais bem como da análise dessa possibilidade junto à comunidade escolar. Continuaremos a manter nossa premissa e princípio basilar que é o de proteção da vida de nossos alunos, servidores e familiares.

Compartilhamos a ansiedade e a preocupação de todos vocês em relação à retomada das atividades. Temos ciência da importância do papel social que desempenhamos na sociedade ao contribuir para que a população brasileira tenha acesso ao ensino público de qualidade, promovendo a formação de cidadãos críticos, conscientes e profissionais qualificados.

Informamos que, em breve, o campus Ouro Branco irá divulgar maiores informações mais detalhadas sobre retorno das atividades em formato não presencial, assim como orientações de acesso e demais particularidades inerentes a este formato de ensino como cronograma de aulas e roteiros de estudos com conteúdos a serem trabalhos, propostas metodológicas, avaliações a serem realizadas.

Temos trabalhado para implementar um modelo de ensino adequado ao momento que estamos vivenciando. Logo, diante de tamanhos desafios, vamos precisar, talvez como nunca antes, nos apoiar ainda mais para que consigamos nos adaptar, promover e manter o nosso ensino de qualidade a todos os nossos estudantes que tanto depositam sua confiança em nosso trabalho.

Em um cenário tão complexo e com impacto em toda a sociedade, agradecemos a compreensão e o apoio que temos recebido.

Atenciosamente,

Direção do IFMG Campus Ouro Branco