Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG Campus Ouro Branco obtêm boa pontuação na redação do ENEM 2023

Em 2023, entre os 83 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ofertados pelo IFMG Campus Ouro Branco, 85% obtiveram nota igual ou superior a 700 pontos na redação do Enem. Sendo que 44% dos estudantes obtiveram nota igual ou superior a 900 pontos.
publicado: 06/02/2024 19h22, última modificação: 07/02/2024 17h41

Em 2023, entre os 83 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Informática e Metalurgia ofertados pelo IFMG Campus Ouro Branco, 85% obtiveram nota igual ou superior a 700 pontos na redação do Enem. Sendo que 44% dos estudantes obtiveram nota igual ou superior a 900 pontos.

As estudantes Beatriz Miranda Vasconcelos e Leticia Rodrigues Ferreira obtiveram 980 pontos. Confira abaixo a entrevista com a estudante Letícia Rodrigues Ferreira que já está matriculada no curso de graduação em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):

• Você imaginava tirar essa nota?

Sabia que tinha conseguido desenvolver bem minha dissertação, mas imaginava uma nota menor. Entre os "vestibulandos", é quase que unânime que aumentamos a régua para nós mesmos, sempre mais exigentes e críticos, levando-nos a acreditar que nunca está bom o suficiente.

• Como se preparou para fazer a redação do Enem?

O essencial para mim foi ler e analisar redações nota 1000 em edições anteriores do Enem. Entender a estrutura do texto, a forma como se desenvolve um argumento e se desabrocha uma tese, fizeram com que eu ganhasse mais intimidade com o gênero dissertativo-argumentativo, e, assim, mais facilidade para a elaboração das minhas redações.

• Teve dificuldade com o tema*?

Nunca achei fácil nenhum tema de redação que fiz, todos têm o seu grau de dificuldade, em diferentes instâncias. O difícil desse tema é sua amplitude, muitos caminhos possíveis a se seguir, múltiplas abordagens. A dificuldade se pontuou nisso. Se, antecipadamente, eu não tivesse me preparado na minha organização textual, em saber o que priorizar e como organizar as minhas ideias, veria mais dificuldade.

*Em 2023, o tema da redação do Enem foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'.

• O que esse resultado significa para você?

Significa autossuperação. A vontade de ser melhor do que outras versões de mim, a competitividade nos leva longe, mas é com nós mesmos com quem devemos competir. E minha redação foi fruto disso, da vontade de escrever melhor do que escrevi "ontem".

• Quais dicas você daria para os estudantes que farão a redação neste ano?

Diria para terem humildade em aprender. Ano passado eu já havia ido bem na redação, poderia ter parado por ali, achado que já estava boa o suficiente. Mas a humildade de entender que havia mais caminho pela frente, de ouvir o feedback de colegas, correções de professores e pesquisar para aperfeiçoar cada vez mais meu texto, me fizeram chegar em um resultado ainda melhor.