Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Encontro da Computação IFMG – Campus Ouro Branco

II Encontro da Computação IFMG – Campus Ouro Branco

publicado: 05/07/2017 14h53, última modificação: 05/07/2017 15h04

Nos dias 19 e 20 de junho de 2017 aconteceu o II Encontro da Computação do IFMG - Ouro Branco, envolvendo alunos dos cursos de Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação e Técnico em Informática.

No primeiro dia do evento aconteceram três palestras, que contemplaram os temas:

• “Internet das Coisas com o ESP8266, Arduino e Raspberry Pi”, com o Prof. Sérgio Oliveira (UFSJ - campus Alto Paraopeba).
  • “Processo de desenvolvimento de games digitais”, com os palestrantes Carlos Alexandre Silva e Pedro Artur Lourenço, professor e aluno do curso de Sistemas de Informação do IFMG-Sabará.
  • “Tecnologias assistivas a serviço da inclusão social”, com a professor Silvia Grasiella Moreira Almeida, do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto.

No segundo dia, duas palestras com os temas:

• “Fundando uma startup: sonhe grande e trabalhe duro”, com a palestrante Ana da Mata - CEO e uma das fundadoras da LinCare Tecnologia para o bem-estar.
  • Ensaios sobre a dificuldade, com a palestrante Géssica Pereira, pesquisadora nos Institutos Lactec - Divisão de Sistemas Elétricos.

Além das palestras, a programação foi repleta de oficinas e minicursos em diversas áreas, como desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de software, manutenção de computadores, redes de computadores, olimpíadas e maratonas de programação, edição de texto com Latex, computação em nuvens, aplicações práticas com arduíno, artes cênicas e as mídias digitais.

De acordo com a comissão organizadora (professores Márcio Assis Miranda, Suelen Mapa de Paula, Carlos Eduardo Paulino Silva e Édilus de Carvalho Castro Penido), a avaliação geral do evento foi bem positiva, com ampla participação dos docentes e alunos. A programação do evento oportunizou ao corpo docente e discente a busca de conhecimento em diversas áreas, indo além da sala de aula.