Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Meninas exatas: Alunas do IFMG Ouro Branco participam de evento da Google que incentiva presença feminina na computação
conteúdo

Notícias

Meninas exatas: Alunas do IFMG Ouro Branco participam de evento da Google que incentiva presença feminina na computação

publicado: 30/07/2018 16h24, última modificação: 30/07/2018 16h24

Alunas do 1º ano do curso Técnico Integrado em Informática estiveram em Belo Horizonte, no mês de junho, para participarem do 2º Encontro Nacional Mind the Gap, promovido pela Google para incentivar meninas a se formarem em áreas ligadas à Ciência da Computação.

Acompanhadas pelo professor Édilus de Carvalho Castro Penido, as alunas assistiram palestras, tiraram dúvidas sobre a carreira, participaram de oficinas, encontram profissionais das diferentes áreas da computação e puderam conhecer um pouco mais desse vasto mundo ligado a números e fórmulas. As atividades durante o evento foram orientadas por profissionais da empresa.

Mind the Gap é um evento internacional da Google que começou em Israel e foi trazido ao Brasil em 2014, em encontros regionais.  A iniciativa visa promover a inclusão delas num setor em que mulheres ainda são minoria. No contexto do IFMG Ouro Branco, por exemplo, o corpo docente da área é composto por 9 especialistas, sendo 3 mulheres. Na turma envolvida na visita técnica ao Mind the Gap, 14 meninas compõem a turma de 39 alunos.

Participaram do evento as alunas Adrielly Clara Enriques Dias, Barbara Manuli Baeta, Heloisa de Souza Rocha, Isabella Alane Darin Melo, Júlia Fernandes Melo, Luciana Baêta da Silva, Mariana Carolina Gomes Lisboa, Mariana do Carmo Moreira, Paloma Fernanda Sabino Tavares, Rebeka Góes Cavalcante, Vitoria Emanuela Santos do Carmo e Yasmin Ank Alves Gonçalves.

A participação do campus no evento demonstra o apoio da instituição à luta pela igualdade de gênero no campo da ciência, incentivando jovens estudantes a romperem barreiras, acreditarem no próprio potencial e seguirem carreira na área de exatas. A inclusão de mulheres no campo tecnológico é a verdadeira revolução digital a sigla TPM pode e deve ganhar outro significado: Tecnologia Para Mulheres.