Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Que comecem os jogos! IFMG lança o “Game of campi” para a elaboração do PDI 2024-2028

Professores, técnicos-administrativos e estudantes podem participar, até o dia 31 de agosto, apontado os pontos fortes e fracos da instituição. Os cinco campi mais participativos serão premiados.
publicado: 31/07/2024 17h31, última modificação: 31/07/2024 17h33

O IFMG lança o “Game of campi”, uma consulta pública que tem como objetivo levantar os pontos fortes e fracos da instituição para auxiliar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), edição 2024-2028). Isso inclui sinalizar tanto os recursos internos que entregam valor e ajudam o IFMG em sua missão, quanto os pontos que atrapalham a condução dos trabalhos.

Professores, técnicos-administrativos e estudantes podem, até o dia 31 de agosto, indicar suas percepções, sendo que não há limitação de contribuição por participante.  O processo vai ocorrer por uma abordagem de gamificação, isto é, a partir da associação entre elementos de jogos e a atividade de levantamento de informações da Instituição. Os cinco campi mais participativos na disputa serão premiados.

Por ser um diagnóstico participativo, essa etapa é fundamental uma vez que reflete a visão da comunidade do IFMG. Todo o material servirá como base para a tomada de decisões quanto aos objetivos e ações estratégicos, com vistas à definição dos direcionamentos para os próximos cinco anos. Para participar, é necessário atender aos seguintes requisitos: estudante matriculado em cursos regulares do IFMG; docente permanente, substituto ou visitante; pertencer ao quadro TAE (Técnicos Administrativos em Educação); possuir usuário na plataforma SUAP.

Plataforma para consulta

Todo o processo vai ocorrer por meio de uma plataforma web – o SUAP que permite a ampla participação dos 18 campi, Polo de Inovação e Reitoria. Entre as vantagens, destacam-se: integração e interação com custo reduzido; facilidade no compartilhamento de contribuições; criação de visões compartilhadas sobre características do IFMG; além do uso das funções “concordo” e “não concordo” nas percepções cadastradas.

Para participar acesse a funcionalidade “Contribuições PDI” no SUAP (suap.ifmg.edu.br). Professores e técnicos administrativos, utilizam as mesmas credenciais para acesso às demais plataformas institucionais. Já os estudantes acessam a plataforma por meio do número de matrícula SUAP e senha. Para aqueles que sabem o usuário, mas não sabem a senha, há a opção “Esqueceu ou deseja alterar sua senha?”. Problemas de acesso podem ser comunicados ao e-mail acessopdi@ifmg.edu.br.

ATENÇÃO: Como o SUAP (módulo Ensino) ainda não está implementado em todos os campi, alguns alunos podem não conhecer seus números de matrícula no sistema. Neste caso, basta clicar na opção “Esqueceu seu usuário?” e inserir o número de cadastro de pessoa física (CPF).

Confira o passo a passo para participar:

• Pontos Fortes – contribuem para a melhoria em frentes como o ensino, aprendizado, pesquisa, produtividade de servidores, relação com o mercado de trabalho, transparência nos gastos públicos, relação com o setor produtivo e comunidade, entre outros.
  • Pontos Fracos – quando indisponíveis, contribuem para redução de qualidade em atividades de ensino, pesquisa, extensão, produtividade de servidores, relação com o mercado de trabalho, transparência nos gastos públicos, relação com o setor produtivo e comunidade, entre outros.

Exemplos: orçamento, pessoas, tecnologia, edifícios, infraestrutura física (tangíveis); conhecimento, confiança, reputação, marca, processos, projetos, habilidade gerenciais (intangíveis).

Premiação para os campi mais participativos

Os cinco campi vencedores serão levantados a partir do índice de participação de cada unidade, calculado em relação ao número de discentes, docentes e TAEs. O resultado será divulgado ao final do período previsto para a consulta à comunidade. A premiação vai ser destinada às áreas de convivência: R$ 20 mil para o primeiro colocado, R$ 15 mil para o segundo, R$ 10 mil para o terceiro, R$ 8 mil para o quarto e R$ 7 mil para a quinta posição.

Informações completas podem ser acessadas no Regulamento - Portaria 767.