Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Técnico > Técnico em Administração (I)
conteúdo

Técnico em Administração (I)

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 23/02/2023 12h02
 Administração   Turno: Diurno
Duração3 anos
Vagas: 40 por processo seletivo
Ingresso: Processo seletivo; transferência (interna e externa) .
 

Apresentação

O Curso Técnico em Administração, integrado, insere-se em uma perspectiva de ensino voltada para a formação de estudantes e cidadãos de uma sociedade em pleno desenvolvimento tecnológico em conjunto com a formação propedêutica que os estudantes recebem em suas respectivas escolas. Portanto, trata-se de um curso que segue as determinações da Lei nº 9.394/96, em sua seção IV-A, a qual se refere à organização da educação profissional técnica de Nível Médio, incluindo as modificações, considerações e demais determinações presentes na Lei nº 11.741 de 2008.
A Resolução CNE/CEB nº 6/2012, a qual define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, reforça a importância de um projeto de curso pautado pelo entendimento de que as várias dimensões do ensino precisam interagir, integrando “conhecimentos, saberes e competências profissionais necessários ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sóciohistórico e cultural” (Art. 5º). Considerando como referência o escopo legislativo que fundamenta os cursos técnicos, acredita-se que o Curso Técnico em Administração, integrado, cumpre com a prerrogativa social dos institutos federais que consiste na oferta de ensino público, gratuito e de qualidade para os cidadãos brasileiros.
 

Objetivos

Formar técnicos de nível médio em Administração aptos a:
- (Re)inserir de forma social, cultural, econômica, política e laboral adolescentes e jovens, mais especificamente em trabalhos voltados para administração dentro das organizações;
- Educar cidadãos críticos e bem informados, em condições de compreender e atuar no ambiente das organizações;
- Formar profissionais qualificados e alinhados às necessidades do mercado em questão de gestão das organizações;
Formar profissionais capazes de buscar soluções para os problemas organizacionais;
- Habilitar os profissionais para atuarem em funções técnicas administrativas em organizações com e sem fins lucrativos, públicas ou privadas;
- Habilitar e qualificar profissionalmente para compreensão e acompanhamento das constantes mudanças no mercado;
- Formar profissionais conscientes das carências profissionais existentes no meio organizacional;
- Criar parcerias com organizações locais visando a inserção e aprimoramento dos alunos;
- Desenvolver no aluno a capacidade de elaborar questionamentos relacionados à sua profissão e ambiente competitivo;
- Desenvolver competências e habilidades gerenciais contemporâneas, que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas da área organizacional bem como utilizar recursos e ferramentas que permitam a inovação e o alcance dos objetivos organizacionais;
- Fomentar o empreendedorismo através de práticas que estimulem a inovação, criação de novos negócios e a geração de uma visão positiva de futuro para a comunidade pontenovense e região;
- Desenvolver o espírito de liderança capaz de influenciar pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais e
- Inserir os discentes em atividades de pesquisa e extensão para que possam desenvolver um pensamento crítico e atuante na sociedade.
 

Perfil Profissional

Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o Técnico em Administração é aquele profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques; opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material; e utiliza ferramentas da informática básica como suporte às operações organizacionais. O Técnico em Administração terá atuação de acordo com a legislação que regulamenta a profissão do técnico - Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965 e Decreto nº. 61.934 de 22 de dezembro de 1967, segundo a qual o profissional deverá controlar as rotinas administrativas, realizar atividades em recursos humanos e intermediar mão de obra para colocação e recolocação, atuar na área de compras e assessorar a área de vendas, intercambiar mercadorias e serviços e executar atividades nas áreas fiscal e financeira.
 

Mercado de Trabalho

O campo de atuação para o profissional Técnico Administrativo é bastante amplo e oferece diversas oportunidades de trabalho. Esse profissional pode atuar nas empresas em diversos setores, como: departamento financeiro, planejamento, marketing, recursos humanos, logística, sistemas de informação em arquivamento, entre outros. Além disso, o profissional pode ter o seu próprio negócio, trabalhar em escritórios de prestação de serviços ou em grandes corporações como bancos, governo, entre outras.
 

Informações Gerais

Denominação do curso: Curso Técnico Integrado em Administração
Ato Legal: Lei nº 9.394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional de Nível Técnico; nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio; nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional; nos Decretos nº 5.154/2004, nas Resoluções nº 01/2005 e nº 6/2012.
Nível: Técnico
Forma de ofertaIntegrado ao Ensino Médio
Status da Oferta: Regular
Modalidade: Educação Presencial
Tempo de integralização: Mínimo: 3 anos / Máximo: 6 anos
Carga horária total do curso: 3.407 horas
Título após a conclusão do cursoTécnico(a) em Administração
Duração do curso: 3 anos
Processo Seletivo: Anual
Número de vagas oferecidas : 40
Turno de Oferta: Integral
Dias letivos: Aulas de segunda a sexta-feira, mas o sábado poderá ser utilizado conforme necessidade do curso ou caso seja estabelecido no Calendário Escolar da Instituição.
Horário: Turno Integral das 07:00 às 17:30
Público Alvo: Concluintes do Ensino Fundamental
Endereço do curso: IFMG - Campus Avançado Ponte Nova

Documentos

Coordenação

Coordenador: Leonardo Soares Barbosa
E-mail: coordadm.pontenova@ifmg.edu.br
Telefone: (31) 3881-2630
Portaria 08/2023 - Designação do Coordenador de Curso