Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Técnico > Técnico em Informática (I)
conteúdo

Técnico em Informática (I)

por alessander.thomaz publicado 22/04/2016 16h41, última modificação 23/07/2025 15h17
 Informática   Turno: Diurno
Duração: 3 anos
Vagas: 40 por processo seletivo
Ingresso: Processo seletivo; transferência (interna e externa).
 

Apresentação

O Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio no IFMG visa à formação de profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas da tecnologia da informação. Com base na legislação educacional vigente, o curso alia formação técnica e propedêutica, promovendo a inserção social e o desenvolvimento de competências voltadas à criação, manutenção e gestão de sistemas computacionais, bancos de dados e soluções tecnológicas. Portanto, trata-se de um curso que segue as determinações da Lei nº 9.394/96, em sua seção IV-A, a qual se refere à organização da educação profissional técnica de Nível Médio, incluindo as modificações, considerações e demais determinações presentes na Lei nº 11.741 de 2008.

A Resolução CNE/CEB nº 6/2012, a qual define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, reforça a importância de um projeto de curso pautado pelo entendimento de que as várias dimensões do ensino precisam interagir, integrando “conhecimentos, saberes e competências profissionais necessárias ao exercício profissional e da cidadania, com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sóciohistóricos e culturais” (Art. 5º). A criação do Curso Técnico em Informática, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, cumpre com a prerrogativa social dos institutos federais que consiste na oferta de ensino público, gratuito e de qualidade para os cidadãos brasileiros.

Objetivos

O objetivo geral do curso é formar profissionais criativos e críticos, com competências técnicas que lhe possibilitem atuar nas diferentes áreas da informática, especialmente no desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais.
Os técnicos de nível médio em Informática serão aptos a:
(Re)inserir de forma social, cultural, econômica, política e laboral adolescentes e jovens, mais especificamente em trabalhos voltados para área de informática;
Conscientizar o aluno do processo de construção das relações homem–mundo presentes no tripé ciência–tecnologia–sociedade, na evolução histórico transformadora do conhecimento científico e tecnológico, especialmente sobre a evolução tecnológica da informática;
- Construir alternativas de renda e trabalho no mercado de tecnologia da informação ampliando as possibilidades dos egressos, transformando-os empreendedores;
- Conceber, especificar, projetar, implementar, avaliar, e dar suporte e manutenção em sistemas e em tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações;
- Criar e administrar banco de dados de organizações e
- Trabalhar com software, aspectos organizacionais e humanos, visando as aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos.


Perfil Profissional

Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o Técnico em Informática é aquele profissional que desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação; utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados; realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados; e executa manutenção de programas de computadores implantados.
O Técnico em Informática terá atuação de acordo com as normas e órgãos de classe profissionais; e poderá atuar, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), na família “Técnico de desenvolvimento de sistemas e aplicações” (CBO 3171).
 

Mercado de Trabalho

O técnico de Informática trabalha com a manutenção de computadores, layout de sites da Internet, tecnologia da comunicação, e do processamento de dados de uma empresa. Sendo esta, uma área em constante modernização, seu campo de atuação se soma com a chegada de novos softwares, serviços e sistemas, porque a Informática vem alcançando praticamente todas as áreas de atuação, sendo elas do setor privado (indústrias, empresas, comércio) setores públicos (hospitais, instituições de ensino público e demais órgãos) além das Organizações Não-Governamentais – ONGs.

Informações Gerais

Denominação do curso: Curso Técnico Integrado em Informática
Ato Legal: Lei nº 9.394/96; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional de Nível Técnico; nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio; nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional; nos Decretos nº 5.154/2004, nas Resoluções nº 01/2005 e nº 6/2012.
Nível: Técnico
Forma de oferta: Integrado ao Ensino Médio
Status da Oferta: Regular
Modalidade: Educação Presencial
Tempo de integralização: Mínimo: 3 anos / Máximo: 6 anos
Carga horária total do curso: 3.240 horas
Título após a conclusão do curso: Técnico(a) em Informática
Duração do curso: 3 anos
Processo Seletivo: Anual
Número de vagas oferecidas : 35
Turno de Oferta: Integral
Dias letivos: Aulas de segunda a sexta-feira, mas o sábado poderá ser utilizado conforme necessidade do curso ou caso seja estabelecido no Calendário Escolar da Instituição.
Horário: Turno Integral: 07:00 as 17:30
Público Alvo: Concluintes do Ensino Fundamental

Documentos

Coordenação

Coordenador:  Felippe Moreira Faêda
E-mail: coordinf.pontenova@ifmg.edu.br
Telefone: (31) 3881-2630
Portaria 30/2024 - Designação do Coordenador do Curso