Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Rede de Bibliotecas > Repositório Institucional
conteúdo

Repositório Institucional

publicado 06/05/2021 14h08, última modificação 30/06/2023 13h26

Logo do repositório

O Repositório Institucional do Instituto Federal de Minas Gerais (RI-IFMG) tem o objetivo de reunir, armazenar preservar e disseminar as produções técnico-científicas produzidas no âmbito do IFMG, representando um importante mecanismo de gestão da informação institucional.

Sua função primordial é organizar em uma única plataforma, a produção técnico-científica da instituição, com vistas a estimular, de forma ampla, a circulação do conhecimento. Fortalecendo o livre acesso à informação científica entre os campi do IFMG. e, da mesma forma,potencializando o acesso dessas produções no contexto nacional e internacional.

O RI-IFMG foi desenvolvida em software livre, em consonância com os princípios do acesso aberto, sendo seu conteúdo de livre acesso, tanto no contexto nacional quanto internacional.

Os conteúdos do RI-IFMG, estão disponibilizados em uma estrutura hierárquica, composta por comunidades, subcomunidades e coleções de itens (documentos) representando as áreas de conhecimento abarcadas pelos cursos ofertados pela instituição.

Nessa estrutura informacional estão abrangidos os seguintes níveis:

- Trabalhos acadêmicos;
- Produções científicas;
- Recursos educacionais abertos, e;
- Livros.

Acesse aqui o Repositório Institucional

Acesse aqui o Tutorial