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Normas para publicação

publicado 21/08/2019 15h02, última modificação 22/04/2021 11h31
Anuário de Extensão do IFMG

Categorias: cursos de formação inicial e continuada, eventos e projetos

A submissão dos relatos das ações de extensão, nas categorias: cursos, eventos e projetos,  serão selecionados e publicados no “Anuário de Extensão do IFMG” sempre no ano subsequente da realização das ações, em formato 26 cm X 20 cm, 4 cores, composto por até 108 páginas.

Os relatos devem ser encaminhados ao e-mail anuário.extensao@ifmg.edu.br , conforme os prazos estabelecidos da chamada em aberto respectivamente ao ano de cada publicação, em formato EXCEL (anexo) com a seguinte padronização:

I. identificação (projeto, evento, curso, programa e outros)

II. Nome da ação

III. Data de início e término da ação

IV. Coordenadores

V. Equipe (caso se aplique)

VI. Resumo (descrição da ação, público atendido e resultados alcançados)

VII. Breve depoimento descrevendo o quanto a ação contribuiu para realização acadêmica da atividade extensionista na comunidade envolvida. 

Recomendamos aos coordenadores das ações para deixar este espaço voltado para os bolsistas e voluntários extensionistas do projeto. Interessa-nos saber em que medida o projeto contribuiu para a formação acadêmica e os relatos de experiência dos alunos nesse percurso. 

Neste espaço pode ser ressaltada a interface percebida pelos discentes nas ações em articulação com o ensino e a pesquisa: como foi percebida a aplicação do aprendizado em curso na resolução de problemas na comunidade envolvida? Quais investigações que se fizeram necessárias? O que foi aprendido com a comunidade? Quais foram os diálogos e construções possíveis entre o IFMG e a comunidade? Quais novos problemas surgiram dessa experiência? Quais temas relacionados à ação de extensão  carecem de serem pesquisados a fim de realizar futuras intervenções?

VIII. Breve depoimento descrevendo o relato dos participantes da comunidade/indivíduo do público externo alcançado pela ação.

Este espaço é voltado para os participantes diretos ou indiretos da ação de extensão: pessoa da comunidade que foi impactada, parceiro do projeto, entre outros participantes da comunidade externa do IFMG.  

Os depoimentos dão destaque na apresentação das ações e contribuem para dar publicidade ao que vem sendo realizado e os impactos na comunidade, portanto, é muito importante coletar a avaliação da comunidade envolvida nas ações. 

Exemplos de depoimentos que se destacam:

 “É uma festa junina que acontece uma vez por ano no IFMG, aqui no Bairro Sobradinho, uma festa única e maravilhosa! Digo, como moradora vizinha da ‘faculdade’, que a festa deveria acontecer a partir de quinta-feira, até o domingo, e que ainda iria deixar saudades. É um evento que integra professores, alunos, diretores, enfim uma família, com brincadeiras, beleza, dança, comes e bebes. Amo essa festa e os organizadores.” Suely Rodrigues – moradora de Sabará

 “As aulas foram essenciais para eu tirar uma boa nota. O ‘Pré’ é uma ótima oportunidade para quem não pode pagar um cursinho. Hoje, enquanto aluna do Instituto, adoraria ser professora do projeto e ajudar os futuros calouros.” Lorraine Carvalho da Silva . Ex-participante do projeto e atual aluna do IFMG

IX. Envio mínimo de três imagens com resolução igual ou superior a 300 dpi. Deverá ser apresentado, ainda, uma descrição correspondente para a identificação de cada foto. As imagens podem contemplar: material gráfico utilizado na divulgação do projeto, documentos sobre a comunidade envolvida na temática da ação realizada, reportagens sobre a ação, sites de divulgação da ação e registros dos encontros realizados, mesmo que em meio virtual. 

Sobre as imagens: 

Fotos: Dar preferência para o envio de fotos em alta resolução. Caprichem para conseguir boas e variadas opções dos ângulos das fotos, isso dá destaque ao projeto! Se a foto for tirada no celular, peçam para quem tirou que encaminhe por email a foto original. Depois de encaminhada pelo whatsapp as imagens perdem qualidade.

 Se o projeto tiver site ou conta no instagram:

 Encaminhar o endereço do site e ou da conta no instagram (ou outras redes) e encaminhar também obrigatoriamente o printscreen do site e das postagens mais relevantes do instagram - ou outras redes (que representam melhor a ação).

Evitar colar as imagens no word. Encaminhem sempre que possível as imagens como arquivos de imagem (png, jpg, etc).

 Sobre printscreen:

 Quando um print é enviado pelo whatsapp ele automaticamente perde qualidade da imagem. Se possível, tente pedir à pessoa que tirou o print que envie, por email, a imagem para evitar essa perda.

 

Atenção:  A quantidade total dos textos informados deverá contemplar o mínimo de 1.500 e o máximo de 2.000 caracteres com espaço. Não se inclui a essa regra os depoimentos, onde  o número de caracteres será livre a fim de facilitar o compartilhamento das experiências e contemplar o maior número de pessoas dispostas a darem suas contribuições. 

 

A seleção dos relatos é realizada por um Comitê Editorial indicado pela PROEX, sendo os critérios de avaliação:

1. Utilização do template (formato Excel

2. Atendimento às orientações (tópicos abordados e quantitativos de palavras)

3. Uso adequado da língua portuguesa

4. Linguagem jornalística de caráter informativo (relatos dos fatos da maneira mais objetiva possível)

5. Adequação ao público alvo (comunidade interna e externa do IFMG)

6. Clareza dos objetivos e dos resultados alcançados

7. O não envio das imagens, bem como o envio das mesmas em baixa resolução, implicará na desclassificação do relato.

3.2 – O Comitê Editorial do Anuário de Extensão se reserva ao direito, quando necessário, de adequar e alterar os textos recebidos para fins de diagramação e padronização das publicações.

 

 * Conforme estabelecido no Manual de Comunicação do IFMG, a classificação dos públicos da instituição se define como:
interno: docentes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados, estudantes, pais/ responsáveis de alunos.
externo: pesquisadores, alunos visitantes e provenientes de intercâmbio, ex-alunos, empresas parceiras, instituições de ensino nacionais e internacionais (incluindo demais IFs do país), órgãos públicos, organizações não governamentais, federações, fundações e associações, imprensa, fornecedores, prestadores de serviço, autoridades, comunidade em geral.