Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por aline.sima publicado 29/04/2020 14h31, última modificação 29/04/2020 14h31

Equipe e contatos

Coordenação de Extensão e Cultura: Prof. Saulo Furletti

E-mail: extensao.ribeirão@ifmg.edu.br

Telefone: (31) 3627-2303

Coordenação de Estágio e Emprego: Prof. Ederson dos Santos Ramalho

Suporte ao Setor de Estágio: Davisson Rodrigues Dias

E-mail: coordenacaoestagio.neves@ifmg.edu.br

Telefone: (31) 3627-2303

 

A Extensão no IFMG Ribeirão das Neves

No IFMG Campus Ribeirão das Neves, a extensão é entendida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições de ensino, os segmentos sociais e o mundo do trabalho e tem por ênfase a produção e a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional. As ações de extensão desenvolvidas buscam o envolvimento da comunidade externa priorizando a inclusão de estudantes.

 

São consideradas ações de extensão no IFMG:

Programa: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente integrando pesquisa e ensino.

Projeto: ação processual de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.

Curso: ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos.

Evento: ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, relacionada à produção de conhecimento ou a geração de produto cultural, artístico, esportivo, científico e/ou tecnológico.

Prestação de Serviço: ações por meio das quais habilidades e conhecimentos de domínio do IFMG são disponibilizadas à comunidade externa, sob a forma de atendimento, consultoria, assessoria, assistência técnica, procedimento especializado, estudos, treinamento, elaboração de projetos e atividades similares.

 

São consideradas ações relacionadas à extensão, de responsabilidade compartilhada entre os setores de Ensino, Pesquisa e Extensão:

Estágio e emprego: ações que visem à inserção dos estudantes no mundo do trabalho.

Acompanhamento de egressos: monitoramento de egressos com o objetivo de mensurar a inserção no mundo do trabalho, avaliar adequação curricular com as demandas do mercado.

Visitas técnicas: ações educativas que proporcionam aos estudantes o aprendizado in loco, a partir do contato com processos produtivos e fenômenos ambientais, socioculturais e econômicos.

Incentivo à cultura, esporte e lazer: ações de fomento a atividades educativas que promovam a qualidade de vida de servidores, discentes e comunidade externa, por meio de ações culturais e da prática do esporte.

Grupos de Estudo: ações de pessoas que se agreguem em torno de um tema comum a ser investigado, dentro da mesma área do conhecimento, com o objetivo de estudar e realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Empresas Juniores: ações de entidades organizadas sob a forma de associações civis inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e com Estatutos registrados nos respectivos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, constituídas por estudantes matriculados em cursos de graduação do IFMG e de outras instituições de ensino superior, com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Documentos oficiais - IFMG

Política de Extensão

Política de Acompanhamento de Egressos

Programa Institucional de Esporte e Lazer

Regulamento dos Cursos FIC

Regulamentação das Empresas Juniores

Regulamentação Estágio supervisionado

Regulamentação de Prestação de Serviços Tecnológicos

Regulamentação do Serviço Voluntário