Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rua de acesso à Portaria 1 do campus será asfaltada ainda neste ano

Rua de acesso à Portaria 1 do campus será asfaltada ainda neste ano

A pavimentação da entrada principal do campus é uma demanda antiga que o IFMG busca desde a sua implantação no bairro Sevilha B, em 2016. Obra beneficiará cerca de 1000 pessoas que passam pelo campus diariamente.
por Gabriela Nunes publicado: 24/07/2020 16h56, última modificação: 24/07/2020 16h56

Na última terça-feira (21), o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ribeirão das Neves participou de uma reunião para formalização do compromisso de asfaltamento da Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade. Estiveram presentes na reunião o prefeito do Município de Ribeirão das Neves, Junynho Martins, e Júlio Gomes do Val, representante do Ministério Público de Minas Gerais, que construirá sua sede na Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade.

A pavimentação da entrada principal do campus de Ribeirão das Neves é uma demanda antiga que o IFMG busca desde a sua implantação no bairro Sevilha B, em 2016. Segundo o Diretor de Administração e Planejamento do campus Ribeirão das Neves, Philipe Fioravante da Silva, os ganhos com o asfaltamento, drenagem pluvial e iluminação pública no acesso principal do IFMG são exponenciais, já que o campus recebe diariamente cerca de 1000 pessoas entre acadêmicos, servidores, pais/responsáveis, fornecedores e comunidade externa.

“Esta ação foi um sucesso graças à luta de todos alunos, servidores e comunidade externa que batalharam pela conquista de uma melhoria nas condições de acesso ao campus. A entrada pela Portaria 2 exige uma caminhada de mais de 30 minutos do centro da cidade e agora teremos acesso com ponto de ônibus em frente ao campus”.

A Pavimentação e Drenagem foram asseguradas pela Prefeitura com a publicação da Licitação Municipal de Concorrência Pública nº 67/2020, que contempla a pavimentação da Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade e outras diversas ruas do município. Ainda de acordo com a Prefeitura, o cronograma de pavimentação garante que a obra seja executada em 2020, se as condições meteorológicas forem favoráveis para conclusão da drenagem.

Segundo a Diretora-Geral do Campus Ribeirão das Neves, Maria das Graças de Oliveira, a melhoria das condições de acesso ao campus trará benefícios para toda população nevense. A pavimentação trará qualidade de vida para todos que acessam o campus, uma vez que a nova estrutura viária permitirá acesso seguro e rápido pela via, bem como melhor acesso aos fornecedores no suprimento de mercadorias dentro do campus. A diretora afirma: “A obra de pavimentação será primordial para ampliação da estrutura do campus, aumentando a oferta de cursos e vagas para alunos do município”.

Via de acesso à Portaria 1 do campus

Histórico

Desde sua implantação, a infra estrutura de acesso ao campus pela entrada principal tem sido uma luta de toda comunidade acadêmica, diretores, professores e agentes públicos que tanto nos ajudaram nessa empreitada.

Em 2019, o Instituto Federal de Minas Gerais promoveu duas audiências públicas: uma na câmara de vereadores e outra no auditório do campus, exigindo melhoria nas condições de acesso para que toda comunidade acadêmica pudesse ter segurança no acesso ao campus. Na ocasião, a deputada Estadual Andréia de Jesus esteve presente e nos prometeu apoio nessa luta. Já naquele ano, a deputada destinou uma emenda parlamentar para a prefeitura de Ribeirão das Neves no valor de R$ 265.000,00, quase 40% do valor estimado da obra, uma contribuição que ajudou a tornar realidade o sonho da pavimentação da entrada principal do Campus. A outra parte dos recursos necessários ao asfaltamento ficará a cargo da prefeitura de Ribeirão das Neves.

Agradecimentos

Agradecemos a colaboração ímpar do Prefeito Municipal Junynho Martins, do Secretário de governo Erick Lucas, do vereador Célio Eustáquio da Fonseca (Lelo), da Deputada Estadual Andréia de Jesus, dos professores do Instituto Federal de Minas Gerais Luciano Pires, Marcio Portes e Saulo Furletti, do Diretor Administrativo do Campus Philipe Fioravante, da Diretora-Geral do campus Ribeirão das Neves Maria das Graças de Oliveira, do ex-diretor Charles Martins Diniz, e de toda a comunidade acadêmica do campus Ribeirão das Neves.

Podemos dizer que a luta valeu a pena. A comunidade nevense se organizou, levou sua demanda, e mais uma vez a educação venceu. Estamos construindo bases sólidas e transformadoras para o futuro dos nossos jovens.

Veja aqui o Projeto de Pavimentação da Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade.