Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa Gestão e Formação Profissional – GEFORP
O Grupo de Pesquisa Gestão e Formação Profissional – GEFORP é um grupo de pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ribeirão das Neves, no ano de 2015. O grupo tem como objetivo gerar conhecimento científico, por meio de desenvolvimento de projetos de pesquisa e publicação de artigos em periódicos considerados relevantes em âmbitos nacionais e/ou internacionais.
Atualmente, o grupo é composto por 38 pesquisadores, 11 estudantes, 13 pesquisadores egressos e 3 estudantes egressos.
O GEFORP é constituído por três linhas de pesquisa, sendo elas: (1) Educação Profissional e Práticas Educativas; (2) Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Logística; (3) Políticas Públicas, Sistema Alimentar e Desenvolvimento Regional.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Esta linha adota a escola como objeto de análise, como espaço privilegiado da formação do cidadão, de criação e recriação de conhecimentos e de realização de práticas educativas. Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentadas, no trabalho, como princípio educativo e, na pesquisa, como princípio pedagógico.
Atualmente esta linha possui 40 membros, sendo eles 37 pesquisadores e 3 discentes.
GESTÃO DA INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E LOGÍSTICA
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a criação e implementação de estratégias, gestão da inovação, desempenho, empreendedorismo, aglomerados produtivos, políticas públicas e análise de competitividade inseridos na economia criativa, serviços e indústrias regionais, logística e cadeia de suprimentos.
Atualmente esta linha de pesquisa conta com 39 membros, 29 pesquisadores e 10 discentes.
POLÍTICAS PÚBLICAS, SISTEMA ALIMENTAR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Esta linha tem como objetivo alcançar as cidades e economias regionais (agricultura familiar e agronegócio), as dinâmicas regionais e os processos de urbanização. São temas predominantes: Território e desenvolvimento, políticas públicas de desenvolvimento regional urbano e rural, modelos de cidades sustentáveis, circuitos espaciais de produção, dinâmicas regionais e globais, movimentos sociais da cidade e do campo; assim como estudos de políticas de segurança alimentar, construção de indicadores de segurança e aplicação em avaliação de impacto de políticas.
Com 29 pesquisadores e 4 estudantes esta linha de pesquisa totaliza 33 membros.