Estágio supervisionado e Orientação de Pesquisa
Disciplina: Seminário de Pesquisa
|
Carga Horária: 30 horas |
N° de Créditos:2 |
|
Ementa: Atualidade das pesquisas em ensino e educação. Estudo das temáticas que envolvem as linhas de pesquisa do programa, tendo como foco o desenvolvimento de pesquisa aplicada aos processos de ensino, em espaços formais e não formais, ao desenvolvimento e análise de materiais didáticos e ao uso de tecnologias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.
|
|
Referências: NARDI, R. Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Editora Escrituras, 2001. NARDI, R. Bastos, F.; Diniz, R. E.; Pesquisas em ensino de ciências, contribuições para a formação de professores. São Paulo: Editora Escrituras, 2004. SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (orgs.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. Artigos científicos da área de ensino e de educação de periódicos pertencentes ao Qualis da CAPES. Livros conceituados que servirão para fomentar os estudos realizados pelo aluno de mestrado. Jornais e revistas de divulgação científica com reportagens e artigos da atualidade.
|
Disciplina: Redação de Projeto de Pesquisa
|
Carga Horária: 30 horas |
N° de Créditos:2 |
|
Ementa: Desenvolvimento do projeto de trabalho de conclusão de curso com vistas ao exame de qualificação.
|
|
Referências: De acordo com a temática do aluno são selecionadas as bibliografias.
|
Disciplina: Prática de Ensino Orientada
|
Carga Horária: 60 horas |
N° de Créditos: 4 |
|
Ementa: Realização de práticas de ensino orientadas, nos diferentes espaços educacionais relacionados à Educação Profissional e Tecnológica, articuladas ao desenvolvimento de produto educacional, objeto da pesquisa de mestrado.
|
|
Referências: De acordo com a temática e com a área de atividade do aluno serão selecionadas as bibliografias.
|
Disciplina: Prática de Pesquisa Orientada
|
Carga Horária: 30 horas |
N° de Créditos:2 |
|
Ementa: Desenvolvimento orientado da pesquisa de mestrado com foco no desenvolvimento e validação do produto educacional. Coleta de informações. Construção de referencial teórico. Análise de informações. Escrita de relatório final na forma de dissertação ou artigo.
|
|
Referências: De acordo com a temática do aluno são selecionadas as bibliografias.
|