Você está aqui: Página Inicial > DAP > Apresentação
conteúdo

Apresentação

Diretoria de Administração e Planejamento

A Diretoria de Administração e Planejamento é responsável por superintender e por gerenciar as atividades que estejam relacionadas com a gestão administrativa, orçamentária, financeira, patrimonial e de infraestrutura do campus. Ela está dividida da seguinte maneira:

1. Coordenação de Planejamento e Compras;
2. Coordenação de Administração e Contratos;
3. Coordenação de Almoxarifado e Patrimônio;
4. Coordenação de Tecnologia da Informação.
5. Setor de Execução Financeira e Contábil;

Diretor de Administração e Planejamento: Samuel Gonçalves Proença 

PLANEJAMENTO E COMPRAS

A Coordenação de Planejamento e Compras compreende o controle e execução das atividades orçamentária, contábil e financeira, aquisição de materiais e contratação de serviços necessários ao pleno funcionamento das atividades operacionais do IFMG campus Santa Luzia.

Anualmente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG
Campus Santa Luzia participar, sob orientação da Pró-Reitoria de Administração e
Planejamento (PROAP), da elaboração da Proposta Orçamentária Anual (PLOA). Esta proposta é levada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que após análise realiza a distribuição dos recursos que cada campus irá ter no ano para custear suas atividades.

O planejamento institucional do IFMG deve visar o desenvolvimento, o bem-estar da
coletividade, a melhoria da prestação das atividades e serviços (ensino, pesquisa e extensão), ser um processo eficaz, não podendo prescindir da participação dinâmica da sociedade em sua formulação, implementação e constante avaliação.

O planejamento subsidia a elaboração da proposta orçamentária que irá compor a Lei
Orçamentária Anual (LOA), bem como a distribuição eficiente destes recursos no momento da compra.

Os processos de aquisição e contratação são feitos segundo a Lei 8.666/1993, podendo ocorrer nas seguintes modalidades: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso Leilão e as Dispensas e Inexigibilidades. A licitação visa a garantir a observância do Princípio Constitucional da Isonomia e a selecionar a opção que melhor atenda de maneira objetiva o interesse do serviço. Muitas vezes a compra e ou contratação de um serviço necessita de um Termo de Referência que deverá ser construído de forma conjunta entre o responsável pelo setor de Planejamento e Compras e o solicitante.

Os servidores do campus são convidados a registrarem suas demandas permanentemente no formulário a seguir, que pode incluir qualquer item que pode ser adquirido ou contratado, como materiais, equipamentos, serviços, bolsas de pesquisa etc. No momento de planejamento efetivamente (no final do ano), os Responsáveis pelos Centros de Custo analisarão as demandas listadas.

Os objetivos do registro de demandas são vários: termos o máximo de aquisições exitosas, diminuir o risco de aquisições não atenderem ao campus, utilizar os recursos em demandas realmente prioritárias, ampliar a participação no planejamento, dentre outras. Estamos, assim, ampliando o tempo de inclusão de itens no planejamento. Diversas demandas somente são percebidas na rotina diária. 

Chama-se a atenção sobre a descrição detalhada, que é a exatamente a informação utilizada no processo de compras e que chegará até ao fornecedor. Por mais conhecimento técnico que o setor de compras possa ter, o solicitante é a pessoa adequada para analisar e descrever detalhadamente, bem como solicitar informações adicionais quando não souber (afinal, é quem conhece de fato a demanda). Lembrando que ela deve ser técnica e não pode mencionar ou direcionar marcas (exceto para itens realmente exclusivos, que devem conter os devidos documentos comprobatórios disso e as justificativas sobre a necessidade das características exclusivas).

FORMULÁRIO DE DEMANDAS
ORIENTAÇÕES SOBRE O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO

Servidores: Thiago Bruno Vieira Moreira e Edilene Caldeira Santos
Contato: compras.santaluzia@ifmg.edu.br

COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTRATOS

Os contratos de prestação de serviços continuados, firmados entre o campus de Santa Luzia e seus fornecedores, são gerenciados objetivando a regulamentação dos procedimentos internos e garantia da sua correta execução. 

O setor também elabora e coordena a documentação dos convênios firmados pelo campus
com empresas.

Servidor: 
Contato: 

ALMOXARIFADO E PATRIMÔNIO

O setor de Patrimônio e Almoxarifado do IFMG campus Santa Luzia é responsável pelo
planejamento, coordenação, execução e controle das atividades relativas à gestão dos
materiais necessários ao funcionamento do Campus, bem como o controle dos bens
patrimoniais.

Todos os bens do IFMG Campus Santa Luzia são devidamente registrados na entrada, na saída e em eventuais empréstimos.

Servidor: Adilson Barbosa Silva
Contato: almoxarifado.santaluzia@ifmg.edu.br

COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Servidores: Carlos Henrique Coura Gomes e Natália Fernanda Chaves.
Contato: ti.santaluzia@ifmg.edu.br

CLIQUE AQUI para maiores informações.

EXECUÇÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL

Setor responsável pela classificação orçamentária, liquidação e pagamentos de todas as aquisições e prestações de serviço, bem como bolsas de pesquisa, extensão, assistência estudantil e afins. O setor realiza todas as atividades contábeis do campus, como análises de conformidade financeira, contábil e fiscal.

Servidoras: Carina Aparecida Gonçalves da Cruz
Contato: carina.cruz@ifmg.edu.br

INFRAESTRUTURA

As solicitações de manutenção, como troca de lâmpadas, reparos em instalações sanitárias, elevador, dentre outras, são realizadas pela Central de Serviços do SUAP: (https://suap.ifmg.edu.br/centralservicos/selecionar_servico_abertura/administrativo/).

A utilização dos espaços do campus de Santa Luzia obedece às Normas de Utilização dos Espaços do Campus. Tem como objetivo regulamentar e disciplinar os procedimentos para a utilização da quadra poliesportiva, laboratórios, sala de reuniões, auditório, copa, anfiteatro e estacionamento do IFMG – campus Santa Luzia, a fim de estabelecer convivência harmônica e garantir a conservação e a preservação de suas instalações físicas, mobiliários e equipamentos.

Para acessar o Regulamento de Uso dos Espaços e demais regulamentos, CLIQUE AQUI.

A reserva de salas é feita pelo SUAP, em: https://suap.ifmg.edu.br/admin/comum/solicitacaoreservasala/

Contato: infraestrutura.santaluzia@ifmg.edu.br

INFORMAÇÕES E CONTATO

Endereço: Rua Érico Veríssimo, nº 317, Bloco C
Horário de Funcionamento: 07h00 às 17h00.
DAP: (31) 3268-5613 | dap.santaluzia@ifmg.edu.br
Almoxarifado e Patrimônio: (31) 3268-5608 | almoxarifado.santaluzia@ifmg.edu.br
Compras: compras.santaluzia@ifmg.edu.br