Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Cursos > Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores
conteúdo

Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores

Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores

Modalidade: Superior - Tecnólogo
Turno: Noturno (18h30 às 22h30)
Duração 2,5 anos (5 semestres)
Vagas 40
Ingresso SISU (Sistema de Seleção Unificada); processo seletivo próprio do IFMG, com base na nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); transferência (interna e externa) e obtenção de novo título.

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso superior de tecnologia em Design de Interiores do IFMG foi criado com o objetivo de responder à demanda de mercado de Santa Luzia e seus arredores, a partir da percepção da necessidade de formação de um profissional com competências específicas para elaborar projetos de interiores. Sua metodologia foi proposta de maneira a contribuir para a formação de um egresso criativo, apto a ocupar os diversos postos de trabalho desse segmento.

No que corresponde à organização curricular, os conteúdos são sistematizados em três eixos de formação – fundamentos; projetos e representações; e tecnologias – e são distribuídos em cinco módulos de disciplinas semestrais. Fazem parte do eixo fundamentos disciplinas nas quais são trabalhados conteúdos teóricos relacionados à formação humanística do aluno, tais como histórica, cultura e ética. No eixo projetos e representações estão as disciplinas práticas, diretamente relacionadas ao desenvolvimento de projetos e ao trato instrumental necessário à sua representação. O eixo tecnologias, por fim, abarca disciplinas cujos conteúdos são do tipo tecnológico e fornecem subsídio técnico à prática do desenvolvimento de projetos. Além dessas disciplinas, há as optativas e a dedicada ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

A ideia é que o estudante vá, ao longo do curso, adquirido e solidificando as suas bases teórica e instrumental ao mesmo tempo em que vai se tornando apto para o desenvolvimento de projetos de Design de Interiores. Assim, no primeiro período, há maior concentração de disciplinas referentes ao eixo fundamentos e, à medida que se aumenta a carga de disciplinas do eixo de projetos e representações, avança-se nas disciplinas do eixo tecnologias. 

OBJETIVO (PERFIL PROFISSIONAL)

 Formar profissionais capazes de, por meio de um sistematizado processo de projetação pautado em pesquisa e fundamentado em conhecimento teórico e prático, solucionar técnica e criativamente os problemas relacionados à estética e à funcionalidade dos espaços sob a premissa do desenvolvimento sustentável, concebendo-os como ambientes que promovam – com enfoque na acessibilidade, no conforto e na ergonomia – a saúde, a segurança e o bem-estar dos indivíduos que deles irão usufruir, impactando positivamente a experiência humana e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas, especialmente os moradores da cidade de Santa Luzia e região.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1)     Estimular o desenvolvimento do espírito de trabalho em equipe, interdisciplinar ou não;

2)     Preparar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento dos setores produtivos, comprometidos com a sociedade na qual atuam e interessados por projetos que busquem a inclusão social;

3)     Estimular o desenvolvimento e a divulgação da pesquisa e da extensão, assim como o diálogo do Design com a sociedade;

4)     Promover o desenvolvimento profissional através do incentivo à participação em estágios não obrigatórios e monitorias vinculados à concepção de projetos de ambientes interiores; e

5)     Proporcionar um ensino de Design de Interiores embasado em uma visão de integração das responsabilidades ecológico-ambientais e sociais, dando enfoque às questões da correta utilização dos recursos naturais e sua necessária preservação e ao uso eficiente de energias e materiais renováveis.

FINALIDADES (ÁREA DE ATUAÇÃO)

 Formar profissionais capazes de atuar na concepção, na gestão e na execução de projetos de Design de Interiores para ambientes residenciais, comerciais, de serviços, institucionais e efêmeros de forma autônoma; em escritórios de Design de Interiores e/ou Arquitetura, empresas de Construção Civil, galerias de Arte e empresas de eventos; e como consultores técnicos em lojas de móveis, materiais de acabamento, acessórios para ambientes, tecidos, revestimentos e iluminação.

DOCUMENTOS

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Matriz Curricular
Organização Curricular
Regulamentos Específicos
Plano de Atendimento ao Ensino Remoto Emergencial 2021.1

COORDENAÇÃO

Coordenador: Paula Glória Barbosa
E-mail: des.interiores.santaluzia@ifmg.edu.br
Telefone: 55 31 3634-3910
Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/2103342124279710