Você está aqui: Página Inicial > Institucional
conteúdo

Institucional

Colação de Grau

 As formaturas do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Santa Luzia são classificadas em dois atos: a cerimônia oficial de colação de grau e a solenidade festiva e simbólica de formatura.

Para a realização de ambos os atos, é necessário seguir as diretrizes do Manual de Formaturas do IFMG – Campus Santa Luzia.

Sobre a cerimônia oficial de colação de grau

A cerimônia de colação de grau é um ato oficial obrigatório, presidida pelo(a) Reitor(a) do IFMG ou pelo Diretor(a)-Geral do Campus, realizada de forma pública e cuja finalidade é a outorga de grau ao aluno que tenha concluído o seu curso de graduação, sendo vedada a participação simbólica de aluno inapto a colar grau, não havendo exceção. Em nenhuma hipótese, a outorga de grau é dispensada, sendo um pré-requisito para a emissão e registro do diploma.

As cerimônias oficiais de outorga de grau do IFMG – Campus Santa Luzia são organizadas pela Comissão Organizadora das Formaturas do referido Campus, sem qualquer ônus financeiro para os formandos.

Estudantes concluintes que não puderem participar do evento oficial de colação de grau podem solicitar a colação de grau em gabinete – as condições são apresentadas no Manual de Formaturas do IFMG – Campus Santa Luzia.

As solicitações para a colação de grau – tanto para participar da cerimônia oficial como para solicitar colação em gabinete – devem ser protocoladas no Setor de Registro e Controle Acadêmico (RCA) via preenchimento de formulário online:

Requerimento de participação de colação de grau OFICIAL

Requerimento de participação de colação de grau GABINETE

DATAS PREVISTAS PARA 2024:

10/05/2024 - Colação de Grau Oficial 2024.1
05/07/2024 - Colação de Grau em Gabinete 2024.1
04/10/2024 - Colação de Grau Oficial 2024.2
29/11/2024 - Colação de grau em Gabinete 2024.2

 

Sobre a solenidade festiva e simbólica de formatura

A solenidade festiva e simbólica de formatura não tem valor legal ou institucional, ou seja, a participação do estudante em uma solenidade festiva e simbólica de formatura não implica atestado de que o estudante esteja, de fato, concluindo um curso do IFMG – Campus Santa Luzia. É, ao contrário, uma opção de cada turma de formandos, seja de um curso de graduação ou não, que deseja incluir referida solenidade no conjunto de eventos festivos que esteja organizando para a sua formatura, tais como celebração religiosa, baile de formatura, churrasco de formatura, entre outros.

A solenidade festiva e simbólica de formatura é de responsabilidade da Comissão de Formatura constituída por estudantes da turma que optar por realizá-la, cabendo à Comissão Organizadora das Formaturas do IFMG – Campus Santa Luzia a função de monitorar a organização desse evento por meio da aprovação do convite de formatura, da aprovação da pauta da solenidade e do recolhimento dos Termos de Ciência.

Toda Comissão de Formatura constituída por estudantes deve, no início do planejamento da sua solenidade festiva e simbólica de formatura, contactar a Comissão Organizadora das Formaturas do Campus para agendar uma reunião.

Para informações:
Denise Silva Telles  – presidente da Comissão Organizadora das Formaturas do IFMG –
Campus Santa Luzia
E-mail de contato: formaturas.santaluzia@ifmg.edu.br

Ouvidoria Local

Você conhece a Ouvidoria Local do Campus Santa Luzia? Sabia que esse é o seu espaço de participação efetiva nos assuntos relacionados à vida acadêmica?!

A Ouvidoria tem a função de receber, analisar e encaminhar quaisquer manifestações dos cidadãos aos setores responsáveis. Isso melhora o relacionamento com a comunidade e aperfeiçoa os serviços prestados pela Instituição.

Você pode enviar reclamações, denúncias, pedidos de providências, sugestões e também elogios via Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR).

Participe! Faça valer a sua voz!

SEI - Sistema Eletrônico de Informações

Origem do SEI 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

O Sei! faz parte de um projeto maior: o Processo Eletrônico Nacional (PEN), que é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

Acesso ao SEI

Endereço Eletrônico do Sei IFMG: http://sei.ifmg.edu.br

Alteração de Senha: CLIQUE AQUI

Como utilizar o SEI

Guia Prático de utilização do SEI desenvolvido pelo Campus Bambuí: CLIQUE AQUI 

Curso gratuito SEI Usar! com duração de 20 horas oferecido pela Escola Virtual do Governo: CLIQUE AQUI

 Demais links

 

 

 

Atos Normativos

REVISÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS ATOS NORMATIVOS

O IFMG está revisando seus atos normativos em conformidade com o Decreto 10.139 de 29 de novembro de 2019.
O Decreto prevê a revisão, atualização e consolidação de todas as normas hierarquicamente inferiores a decreto com o objetivo de suprimir normas obsoletas e reduzir a complexidade dos estoques e processos regulatórios.

_________________________________________________________________________________________________________________________

DOCUMENTOS

Portaria nº 1002 de 21/10/2020 - Comissão de Revisão e Consolidação dos Atos Normativos do IFMG 

Portaria nº 1096 de 23/11/2020 - Comissão de revisão e consolidação de atos normativos nos Campi do IFMG

Portaria nº 1151 de 10/12/2020 - Dispõe sobre a metodologia, as competências e o detalhamento dos procedimentos de revisão, consolidação, elaboração ou adequação de atos normativos inferiores a Decreto no IFMG

Portaria nº 1180 de 20/12/2020 - Prorrogação da vigência da Portaria nº 1002 de 21/10/2020

_________________________________________________________________________________________________________________________

application/pdf Portarias.pdf — 83 KB

application/pdf RESOLUES.pdf — 83 KB