Você está aqui: Página Inicial > Notícias > COLETÂNEA: PESQUISA E EXTENSÃO

COLETÂNEA: PESQUISA E EXTENSÃO

Livro publicado por servidores do IFMG, reúne artigos da Pesquisa e Extensão do Campus Santa Luzia

Organizado durante o ano de 2018, o livro recém-publicado pela editora espaço acadêmico: "Coletânea de pesquisa e extensão do IFMG campus santa Luzia” reúne artigos selecionados de pesquisas e extensão realizados no IFMG Campus Santa Luzia ao longo dos últimos cinco anos, entre 2014 e 2018, perpassando as diversas áreas de conhecimento da instituição.

Cerca de 200 páginas, abordam pesquisas e temas importantes, entre eles: Engenharia, Meio Ambiente, Educação entre outros estudos.

Segundo o coordenador de Pesquisa, Tiago Simão Ferreira, o livro tem fundamental importância no papel de divulgação científica para nossa comunidade. Para Tiago, através do livro, tanto os alunos do IFMG como a comunidade externa terão acesso aos trabalhos realizados por pesquisadores do nosso instituto, gerando assim mais valor ao processo e métodos científicos e fortalecendo os laços com a comunidade interna e externa.  Além disso, o livro atua como mecanismo de transformação ao despertar interesse de pessoas (alunos, professores, comunidade interna e externa) pela pesquisa, usando da sua divulgação, em linguagem acessível, como principal ferramenta atrativa. Há que se ressaltar que indiretamente o livro faz divulgação da estrutura e qualidade do IFMG, levando assim a uma maior divulgação de nossa comunidade científica e acadêmica. Tiago finaliza apontando que o projeto do livro sempre esteve voltado para uma comunicação científica mais efetiva ao mesmo tempo que celebra os 5 anos do campus Santa Luzia.

Para o diretor do campus Harlley Torres:  "Esta publicação se perfaz como um marco um importante nessa história tão recente, contribuindo para o processo de consolidação da produção de conhecimento que alia ensino-pesquisa-extensão. Os trabalhos apresentados mostram o aperfeiçoamento da pesquisa aplicada neste campus, a partir do envolvimento de diferentes profissionais e discentes que expõem diferentes saberes e práticas na perspectiva da integração da educação profissional com a pesquisa, com a comunidade e o mundo do trabalho. É o resultado de extensa dedicação de uma instituição em crescimento que cumpre seu compromisso retornando à sociedade o conhecimento e desenvolvimento social, econômico e tecnológico."

Exemplares dos livros estão disponíveis na Biblioteca do Campus Santa Luzia para consulta.

Texto: Profº Dr. Tiago Simão