Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DAAU e discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo realizam visita técnica a municípios históricos de Minas Gerais

Nos dias 8 e 9 de julho, o Diretório Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DAAU), docentes e discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, participaram de uma visita técnica educativa aos municípios históricos de São João del-Rei, Tiradentes e Bichinho. A experiência proporcionou uma vivência prática e enriquecedora, diretamente relacionada às disciplinas de Espaço e Sociedade, Estética, Disciplina Extensiva 1, Estúdio 3, Patrimônio Cultural, Teoria e História da Arquitetura e da Cidade.

A vivência teve início no sábado, em concentração no Campus São João del-Rei do IF-Sudeste, onde os estudantes se reuniram para explorar o Centro Histórico da cidade. Lá, tiveram a oportunidade de contemplar edificações históricas e identificar os diversos estilos arquitetônicos que as compõem, desde o barroco-rococó, neoclássico, eclético e a arquitetura colonial. A visita em São João del-Rei incluiu paradas no Campus Santo Antônio da UFSJ, na imponente igreja de São Francisco de Assis com seus entalhes em madeira e detalhes em pedra sabão, na igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, ostentando dez mil folhas de ouro em seus candelabros de prata e na casa de Bárbara Heliodora, poetisa e ativista política, onde refletiram sobre o importante papel das mulheres na Inconfidência Mineira. Para finalizar o dia em grande estilo, os estudantes visitaram a rua Santo Antônio, com suas construções inusitadas, o Solar da Baronesa, a Praça do Carmo e o Largo do Rosário, onde foi feita a declamação do poema "A canção do Africano", de Castro Alves, pelo professor Neilson José.

No domingo, o grupo partiu rumo ao Centro Histórico de Tiradentes, apreciando pelo caminho a bela paisagem da Serra de São José e passando pela estrada velha de Tiradentes, onde puderam compreender a importância dos instrumentos de proteção e preservação do meio ambiente. Durante a visita ao centro histórico, conheceram diversas iniciativas e estratégias de empreendedorismo social baseadas na cultura, no design, no artesanato e na arquitetura, através da inspiradora Loja Semana Criativa de Tiradentes.

Posteriormente, o grupo dirigiu-se a Bichinho, onde fizeram uma parada na famosa Casa Torta e nas casas de artesanato da cidade, tendo a oportunidade de apreciar de perto técnicas construtivas notáveis, como a arquitetura de terra, conhecida como adobe. Em frente à igreja do Bichinho, os estudantes também conheceram um pouco das narrativas históricas relacionadas à importância do povo negro na Inconfidência Mineira.

A visita técnica proporcionou aos futuros arquitetos e urbanistas um valioso aprendizado prático, conectando-os diretamente com a riqueza histórica e arquitetônica da região. Além disso, as experiências vivenciadas durante o final de semana servirão como base sólida para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

Créditos das imagens: Yuri Sancle (estudante de Arquitetura e Urbanismo)

REALIZAÇÃO

Docentes e Discentes do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo