Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Embarque no Planeta IFMG 2022

Embarque no Planeta IFMG 2022

Evento virtual movimenta todos os campi da instituição e é aberto gratuitamente ao público externo. Inscrições são gratuitas.

E o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) se prepara para sediar o maior evento virtual da instituição com foco em pesquisa científica, projetos de extensão, inovação e empreendedorismo, movimentos sociais, produção cultural e atividades de esporte e lazer. O Planeta IFMG 2022 acontecerá entre os dias 23 a 25 de novembro e será totalmente online e gratuito.

A abertura será transmitida ao vivo pela plataforma do evento e terá a mesa redonda "Internacionalização do IFMG: relato da experiência de discentes". Basta acessar https://www.even3.com.br/planetaifmg2022 e realizar a inscrição. Os participantes ainda garantem certificados digitais ao final do evento.

Aqueles que tiverem interesse em participar de algumas atividades da intensa programação podem se inscrever por meio do site oficial (clique aqui). Serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas e os eventos anuais X Seminário de Iniciação Científica, III Seminário Saberes da Extensão, VII Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação e II Mostra de Projetos de Ensino.

Como participar?

Para participar, basta entrar no site (clique aqui) e fazer o cadastro. Acesse a sua conta, vá em “Programação” e, depois, clique em “Realizar inscrição” nas atividades de sua escolha. As inscrições são gratuitas e abertas para toda a comunidade do IFMG e comunidade externa.

Clique Aqui | Planeta IFMG 2022 - Inscreva-se!

Premiação

O Planeta IFMG também irá premiar as melhores equipes e projetos da IV Olimpíada de Inovação e da 10ª edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC).

Na segunda fase das Olimpíadas de Inovação, seis projetos foram selecionados para participar de diversas capacitações ligadas ao empreendedorismo e o desenvolvimento de produtos e negócios. Eles receberam R$4mil para desenvolver o Produto Mínimo Viável (MVP) e, no dia 23 de novembro, às 19h, apresentam os pitches finais para a comissão.

A equipe campeã receberá um prêmio de R$15mil, a segunda colocada R$6mil e a terceira colocada R$3mil. Os valores serão divdidos igualitariamente entre os membros e o orientador da equipe.

E, durante a cerimônia de encerramento, no dia 25 de novembro, às 18h, o Planeta IFMG divulgará os vencedores do Seminário de Iniciação Científica (SIC). Os três melhores projetos das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes serão premiados.

Veja os prêmios abaixo:
1º lugar: Caixa de Som Portátil JBL Go Essential
2º lugar: Fone De Ouvido Sem Fio Philips
3º lugar: Smartwatch IWO8 44mm (compatível com Iphone e Samsung)

O que é Planeta IFMG?

O evento é a evolução do Planeta Inovação, realizado nos anos de 2018 e 2019. A partir de 2021, o formato foi repensado para agregar temas ligados aos três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão. Trata-se de um evento de natureza acadêmica destinado a dar amplo conhecimento às comunidades interna e externa do IFMG sobre as diversas ações realizadas por servidores e pelos estudantes.

A programação está dividida em oito ecossistemas, que abrangem temas relacionados às áreas de: Inovação e Empreendedorismo; Internacionalização; Pesquisa e Divulgação Científica; Sociedade e Inclusão; Extensão e Comunicação; Mundo do Trabalho; Ensino e Aprendizagem; Cultura, Esporte e Lazer.

Sobre o SIC

O Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG tem por objetivo apresentar para as comunidades interna e externa os resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas dentro da instituição em todos os campi do IFMG.

Sobre as Olimpíadas de Inovação

As Olimpíadas de Inovação são uma ótima oportunidade para os alunos se envolverem em atividades que gostam e que conciliam conhecimento, criatividade e desafio. O objetivo da competição é estimular o trabalho em equipe, a criação de negócios, processos, produtos e serviços e soluções inovadoras, bem como promover a prática da inovação e a difusão da cultura empreendedora.

Saiba mais:

Inscrições abertas para o Planeta IFMG 2022