Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do IFMG Campus Santa Luzia é classificada para evento internacional
conteúdo

Notícias

Equipe do IFMG Campus Santa Luzia é classificada para evento internacional

Projeto do curso de Engenharia Civil foi selecionado para evento "e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene", promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em setembro de 2020

 Equipe do Campus Santa Luzia, liderada pelo Prof. Daniel Augusto de Miranda e composta pelo egresso Lorenzo Perpetuo Pinto e pelos estudantes Katy Marilym de Matos Neves e Nelson Xavier Ribeiro Neto, foi classificada para participar do evento e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene en asentamientos informales de América Latina y el Caribe.

O evento é uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com intuito de estimular e apoiar jovens pesquisadores a desenvolver soluções inovadoras para fazer face aos desafios mais urgentes relacionados ao abastecimento de água, saneamento e higiene, com aplicação obrigatória a assentamentos informais na América Latina e Caribe.

O projeto do IFMG Campus Santa Luzia foi um dos 30 classificados, dentre 169 propostas recebidas pelo BID em todo o continente latino-americano e Caribe. A proposta submetida pelo grupo contemplou a Ocupação da Izidora (Granja Werneck), última área de grande porte não parcelada da cidade de Belo Horizonte, na divisa com o município de Santa Luzia, que conta com cerca de 8.000 famílias e 30.000 moradores. Segundo informações disponíveis na internet, a Ocupação Izidora é considerada um dos sete maiores conflitos urbano do mundo.

Na próxima etapa do evento, que acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro de 2020, a equipe do IFMG Santa Luzia participará juntamente com os demais grupos selecionados de uma série de palestras com profissionais do BID, atividades de intercâmbio entre participantes, ateliês para montagem de plano de negócios e trabalhos de equipe assessorados por especialistas. As 3 propostas vencedoras receberão como prêmio a participação na Edição Latino-americana do Programa Young Water Fellowship 2021, que inclui uma capacitação inteiramente financiada sobre negócios, água e saneamento, 5 mil dólares de capital para auxílio na execução no plano de negócios proposto e tutoria com especialistas durante o ano de 2021.

Mais informações sobre o evento e-Hackathon en Agua, Saneamiento e Higiene en asentamientos informales de América Latina y el Caribe poderão ser obtidas na página oficial: https://bidhackathon.creation.camp/

 

registrado em: