Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do IFMG Campus Santa Luzia recebe visita de vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal, e encaminha mais uma parceria internacional

No dia 19 de abril de 2023, o IFMG Campus Santa Luzia recebeu em suas instalações a visita da vice-presidente (equivalente a vice-reitora) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Prof.ª Ana Paula Vale. A visita também contou com a presença da responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem, Sr.ª Suzana Caravana.

Ambas as servidoras se reuniram com o Diretor Geral do IFMG Campus Santa Luzia, Prof. Wemerton Luis Evangelista, com a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Prof.ª Samantha Cidaley de Oliveira Moreira, e com os colaboradores do Setor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Prof. Daniel Augusto de Miranda e técnico de laboratório Leandro Alves Evangelista. Na oportunidade, foram discutidas e acertadas algumas intenções de cooperação bilateral, como a possibilidade de criação de programas de dupla diplomação de graduação, em destaque para os cursos de Engenharia Civil e de Design de Interiores, e o estabelecimento de colaboração entre equipes do curso de Especialização em Proteção e Defesa Civil, que será ofertado pelo campus em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a partir de setembro de 2023, e do curso técnico superior profissional em Riscos e Proteção Civil do IPVC.

Outro importante aspecto de cooperação alinhavado na reunião do dia 19 de abril refere-se à participação do IPVC em um projeto internacional relacionado às temáticas de gestão hídrica e de agroecologia, em conjunto com a instituição de ensino francesa CFA Agricole Public des Hauts de France e com o IFMG. Nesta etapa, participaram também da reunião, de forma presencial, as educadoras Virginie Fouquet, encarregada de Relações Internacionais do CFA Agricole Public des Hauts de France, e Valérie Fabre, Diretora do Campus de Abbeville da citada instituição francesa, que estavam em missão internacional no IFMG Campus Santa Luzia acompanhando um grupo de 8 aprendizes do curso superior em Paisagismo. Há a intenção de submeter uma proposta no âmbito do programa europeu Erasmus Plus, na modalidade “Parcerias estratégicas pela inovação”, já no primeiro semestre de 2024, com vistas à captação de financiamento para o projeto que beneficiaria todos os parceiros do convênio, ao fomento de ações de mobilidade internacional e à viabilização de intervenções nas áreas de estudo. Ficou acertada para a primeira semana de maio de 2023 a realização de uma reunião entre representantes das instituições dos três países para identificação de pontos de sinergia entre as mesmas e definição de plano de ações para estruturação de um projeto multi-institucional.

A visita da comissão europeia e a definição de pontos de cooperação entre o IFMG Campus Santa Luzia e o IPVC coincide com assinatura de um memorando de entendimento entre o IFMG e a instituição portuguesa, dois dias antes, mediada pela Prof.ª Simone Garcia de Oliveira, diretora de Relações Internacionais do IFMG.

registrado em: