Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes premiados em 2023 são homenageados em evento na Reitoria do IFMG

Estudantes premiados em 2023 são homenageados em evento na Reitoria do IFMG

Cerca de 100 alunos e seus respectivos professores coordenadores foram recebidos na sede do Instituto, em Belo Horizonte, em uma ação de reconhecimento pelo destaque em projetos, olimpíadas e outros programas de âmbito nacional e internacional

“Como é bom ver a Reitoria cheia com os nossos alunos. Trabalhei no Campus Bambuí durante a pandemia e é muito triste ver uma escola como aquela sem nenhum estudante. Vocês são a razão de ser do nosso Instituto, portanto, levem a marca e a identidade deste projeto tão bonito aonde quer que vocês forem”. Com essas palavras o reitor Rafael Bastos saudou os estudantes que compareceram à Reitoria do IFMG nos dias 20 e 21 de março.

O motivo da visita foi uma homenagem a cerca de 100 alunos de todos os campi do instituto que se destacaram nas mais diversas áreas e atividades - nacional e internacionalmente - durante o ano de 2023. Os discentes foram acompanhados por seus orientadores e coordenadores, também reconhecidos como responsáveis pelas conquistas.

“Me senti muito prestigiado e orgulhoso. Essas atitudes motivam os estudantes a continuarem executando projetos, pesquisas e outras ações dentro do instituto."
Mateus Damasceno - Campus Ponte Nova

Cauã Chaves, estudante do Campus Valadares, onde cursa o técnico em Meio Ambiente, foi medalhista de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática no ano passado. “Foi muito gratificante. Fiquei feliz pelo reconhecimento do meu esforço e que contribuí para o reconhecimento da imagem do IFMG. Isso me incentiva a buscar cada vez mais um bom desempenho nas olimpíadas e também em geral”, comemora o estudante, que pretende ingressar na UFMG para estudar Matemática após concluir o ensino médio.

Patrícia Vital cursa o 7º período de Biologia no Campus Bambuí e foi homenageada pelo desempenho em um projeto de extensão que venceu a Semana de Iniciação Científica da unidade. Ela, que pretende se especializar na área de Zoologia, conta que não cursou o ensino médio no IFMG e sentiu a diferença. “Acho o Campus muito completo, em relação a laboratório, salas de aulas e professores, inclusive senti um baque grande, por ter tido um estudo precário nos ensinos fundamental e médio. Para quem está concluindo o ensino fundamental, se tiver oportunidade de ingressar em algum IF, eu recomendo”.

Irmãs Ana e Amanda.jpegAs irmãs Amanda e Ana Clara Albuquerque (ao lado), aluna e ex-aluna do curso Técnico em Automação Industrial do Campus Itabirito, foram premiadas, respectivamente, na Olimpíada de Robótica e na Obmep 2023. "Foi gratificante, deu para ver que valeu a pena ter estudado, me dedicado e esforçado, para que no futuro possamos colher os frutos do que plantamos", diz Ana Clara, sobre o evento na Reitoria. Amanda, que teve o primeiro contato com a Robótica no Instituto, afirma que a participação nas competições contribuiu para seu aprendizado e para o crescimento pessoal. "Pretendo seguir nesta área e cursar Engenharia Aeroespacial", conta.

Carolina Stephany Reis, do Campus Betim, destaque no programa Power 4 Girls, da Embaixada Americana, engrossa o coro dos estudantes que vêm o evento de reconhecimento promovido pelo IFMG como um incentivo a mais para que os discentes participem de projetos e competições. "(A vinda à Reitoria) traz mais visibilidade para o Campus, para os projetos, incentiva mais e mais alunos, porque mostra que não é só 'fazer por fazer', a gente tem uma gratificação e é reconhecido pelos projetos", aponta.

Outro discente que compareceu à Reitoria foi o Mateus Damasceno, do Campus Ponte Nova. Ele ficou conhecido no final do ano passado, quando se tornou o representante de Minas Gerais no programa Parlamento Jovem Brasileiro. “Me senti muito prestigiado e orgulhoso com o ato. Essas atitudes motivam os estudantes a continuar executando projetos, pesquisas e outras ações dentro do instituto e me senti abraçado por todos servidores da Reitoria”.

Maryssa Layane também gostou da homenagem. “Eu achei uma iniciativa muito promissora da Reitoria, visto que isso influencia muito os alunos a participarem sempre dessas olimpíadas”, conta. Ela foi medalhista de bronze na Olimpíada Canguru de Matemática 2023 e quer continuar no Instituto. “Ao concluir o ensino médio e o meu curso técnico, pretendo ingressar no IFMG novamente para me graduar na área da Engenharia Civil”.

Representando o Campus Santa Luzia,  estiveram presentes os discentes  do curso técnico Integrado em Edificações Elis Soares (Classificada para segunda etapa da OMIF),  Yasmin Celeste (Classificada para segunda etapa da OMIF),  João Victor (Menção Honrosa na OBMEP 2023) e Carlos Jorge (Menção Honrosa na OBMEP 2023), acompanhados da professora de matemática do Campus, Lucélia Radin.

Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer a Reitoria e um pouco do trabalho das pró-reitorias e diretorias que funcionam no local, levando ao prédio um "clima" diferente. "A presença dos alunos confere 'cara de escola' à Reitoria, vocês são motivo de orgulho, reconhecer todo o mérito dos seus trabalhos é motivo de muita alegria", afirmou o pró-reitor de Ensino, Mário Alvarenga.

registrado em: