Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Santa Luzia participa do Projeto Interagir no ICB - UFMG

IFMG - Campus Santa Luzia participa do Projeto Interagir no ICB - UFMG

Nos dias 04, 22, 25 e 29 de novembro de 2019 os Estudantes do Curso Técnico Integrado em Edificações realizaram Visita Técnica ao Laboratório de Anatomia do ICB - UFMG. O Projeto Interagir proporciona a estudantes do ensino médio a oportunidade de visualizar o efeito das drogas nos sistemas nervoso, digestório, circulatório e respiratório. O tema escolhido pelo Curso de Edificações foi “Drogas lícitas e ilícitas: impactos na saúde”.

A Visita Técnica iniciou-se com os monitores apresentando a história do prédio do ICB - UFMG, o qual possui um mapa em forma de espelho e foi construído durante a Ditadura Militar. O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB - UFMG) é o maior prédio de Ciências Biológicas da América Latina e o local da Universidade que mais possui patentes, lembrando que o Brasil é o nono país que mais publica artigos na área de saúde.

O Projeto Interagir é uma proposta interdisciplinar que possui atividades bastante diversificadas o que inclui a apresentação de vídeos, debates, jogos, experiências científicas e o mais aguardado pelos participantes que é a visita ao Laboratório de Anatomia do ICB.

Os Discentes dos primeiros e terceiros anos do Curso de Edificações tiveram a oportunidade de manusear peças reais do corpo humano e entender na prática o funcionamento dos diversos órgãos. Foi possível conhecer as interações e a forma como cada tipo de droga afeta o organismo. O mais importante nesta visita foi, sem dúvida, a possibilidade que esses jovens possuem de formar sua própria opinião sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, pois foram promovidos debates multitemáticos sobre o assunto. Certamente, essa experiência foi impactante para nossos Estudantes e Servidores. O aprendizado obtido nessa visita será lembrado por toda a vida destes jovens.

O Projeto Interagir UFMG pode ser acompanhado no Instagram e no Facebook. O referido projeto é organizado e coordenado por uma equipe composta de Professores e Estudantes: Profª. Drª. Janice Henriques Silva;  Profª. Drª. Tânia Mara Segatell e Profª. Drª. Rafaella Cardoso Ribeiro. Os  monitores responsáveis pela brilhante orientação e recepção de nossa equipe  foram os acadêmicos de diversos Cursos da UFMG, entre os quais, Ciências Biológicas: Wilian Araújo Lopes, Vinícius Morais Lima e Lívia Rossi; Enfermagem: Viviane Oliveira; Fisioterapia: Anna Carolina, Clara Gulater, Daniel Xavier, Isabella Vaz, Karina Borges, Stefany Mendes, Tuane Fernandes, Júlia Pinho e Mariany Sacaldaferry; Medicina: Carlos Alberto Santos, Ana Carolina, Adriano Ferreira, Bárbara Moreira, Lorena Silva, Raíssa Moura e Vitória Jéssica.

Os Servidores do IFMG - Campus Santa Luzia responsáveis pela organização e intermediação da Visita Técnica foram: Prof. Me. Neilson José da Silva e a Servidora Júnia Márcia de Lima (que atuam na Coordenação do Curso Técnico Integrado em Edificações, sendo responsáveis pelas fotografias e pelos contatos com os Coordenadores do Projeto). Também, foram responsáveis pela Coordenação da Visita Técnica os seguintes Docentes do IFMG - Campus Santa Luzia: Profª. Me. Ana Carolina Saraiva Cardoso; Profª. Me. Brillian Aquino Fernandes; Prof. Me. Daniel Nunes Carvalho; Prof. Dr. Danilo Arnaldo Briskievicz; Profª. Drª. Denise Lages Floresta; Profª. Drª. Fernanda Fonseca de Melo Coelho; Profª. Me. Geisy Anny Venâncio; Prof. Dr. Leandro Duque de Oliveira; Profª. Me. Lucélia Aparecida Radin; Profª. Drª. Patrícia Santos Alves Sales; Profª. Drª. Samantha Cidaley de Oliveira Moreira e Prof. Me. Wilio Aparecido Rodrigues Torres. A Coordenação do Curso de Edificações agradece à Brillian pelos primeiros contatos que proporcionaram a participação no Projeto INTERAGIR. A Docente, apesar de ter encerradas suas atividades no Campus Santa Luzia pouco tempo antes da efetivação das Visitas Técnicas, confirmou seu profissionalismo e amor pelo Ensino tendo a iniciativa de sugerir a Visita para nossos Discentes.