Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG celebra o início da primeira turma de Auxiliar de Serviços Diversos em Santa Luzia
conteúdo

Notícias

IFMG celebra o início da primeira turma de Auxiliar de Serviços Diversos em Santa Luzia

Qualificação profissional integra o Programa Autonomia e Renda Petrobras, que oferta cursos gratuitos e com bolsas-auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Repletos de entusiasmo e esperança, cerca 35 estudantes da primeira turma do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Santa Luzia (IFMG) iniciaram suas atividades no curso de Auxiliar de Serviços Diversos. Uma aula inaugural, ocorrida na quarta-feira (17/09), marcou esse começo tão importante para homens e mulheres que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho, em especial no setor de Óleo e Gás.

A programação incluiu falas institucionais e a palestra “Diversidade e Inclusão no Mundo do Trabalho”, ministrada pela professora Mônica do Nascimento. A convidada abordou os desafios enfrentados por grupos historicamente minorizados no ambiente profissional e discutiu estratégias para promover equidade e respeito. Sua fala acessível e interativa estimulou a participação da turma, que compartilhou experiências relacionadas ao preconceito racial, às dificuldades das mulheres na sociedade, ao etarismo e às barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência.

Para professora e coordenadora do Programa, Marie Luce Tavares, o evento representa um marco importante para o IFMG Campus Santa Luzia, pois reforça o compromisso com a inclusão social por meio da Educação Profissional e Tecnológica. “Alinhado à nossa missão institucional, o Programa Autonomia e Renda amplia o acesso a oportunidades formativas e contribui para transformar realidades em nossa comunidade”, destacou.

"Foi um dia muito especial para mim. Aprendi muita coisa sobre luta e conquista e que nunca devemos deixar de sonhar e realizar. Aprendi também que não devemos ter medo de dizer o que pensamos", ressaltou a ingressante Mônica Romana Rodrigues.

A integrante da equipe do Programa, Esperanza Braga, reforçou que esse diálogo com os estudantes reforça o caráter inclusivo da iniciativa: “Os estudantes se sentiram valorizados e tiveram a oportunidade de conhecer as pessoas responsáveis pelo projeto. Mas, para mim, o mais importante foi constatar que
o Programa Autonomia e Renda é, de fato, uma política social que alcança quem não teria condições de acessar uma educação de qualidade. A bolsa, enquanto forma de motivação e suporte para os estudos, é essencial. Conhecer os estudantes dessa turma foi muito positivo para confirmar que nosso trabalho tem chegado justamente ao público a que se destina.”

O evento contou com a presença de gestores e servidores do IFMG: José Roberto de Paula, Pró-Reitor de Extensão, Esporte e Cultura, que representou o Reitor; Wemerton Luis Evangelista, Diretor-Geral do campus Santa Luzia; Thiago Moreira, Coordenador do curso; e Marie Luce Tavares, Coordenadora
Institucional do Programa Autonomia e Renda. Também participaram os membros da equipe do Programa: Débora Goulart, Esperanza Braga e Gustavo Reis.

Sobre o curso

O curso de Auxiliar de Serviços Diversos é gratuito e integra as ações do Programa Autonomia e Renda Petrobras. Durante o período de aulas, os participantes receberão bolsas-auxílio mensais de R$ 660, e mulheres com filhos de até 11 anos terão direito a bolsas no valor de R$ 858. A carga horária total é de 174 horas, com conteúdos que vão desde segurança do trabalho e meio ambiente até boas práticas de limpeza, logística básica e pequenos reparos de  manutenção.

Saiba mais sobre o curso de Auxiliar de Serviços Diversos aqui. Interessados podem acompanhar as próximas chamadas de estudantes e as oportunidades de carreiras no site autonomiaerenda.com.br.

registrado em: