Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG conquista a dominialidade do terreno do Campus Santa Luzia
conteúdo

Notícias

IFMG conquista a dominialidade do terreno do Campus Santa Luzia

O dia 16 de outubro de 2025 marcou um momento histórico para o IFMG Campus Santa Luzia. Nesta data, foi formalizada a conquista da dominialidade do terreno e das edificações que abrigam o campus, abrindo caminho para a consolidação definitiva da presença da instituição no município.

A cerimônia simbólica, realizada no auditório do campus, teve início com uma apresentação musical de estudantes do curso técnico integrado em Edificações e reuniu diversas autoridades, entre elas, o diretor-geral do campus, Wemerton Evangelista, o reitor do IFMG, Rafael Bastos, o prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho, o vice-prefeito Ilacir Bicalho e o presidente da Câmara Municipal, Glayson Johnny. Também estiveram presentes membros da gestão do campus, da reitoria, secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (CBMMG), além de servidores e estudantes.

Até então, o Instituto Federal dispunha apenas da cessão da área, e não de sua posse definitiva. O processo de regularização fundiária, iniciado há mais de uma década, vinha tramitando nos órgãos competentes até que, em 2025, a atual gestão intensificou o diálogo com a Prefeitura e a Câmara Municipal, destacando a importância da segurança jurídica e da viabilização de futuras expansões.

O resultado desse esforço coletivo se concretizou com a publicação da Lei Municipal nº 4.891/2025, no Diário Oficial de Santa Luzia, no dia 25 de setembro de 2025. A norma autoriza o Executivo a desafetar e doar oficialmente ao IFMG o imóvel denominado “Área A”, localizado no bairro Chácaras Santa Inês, com 24.220,56 m².

O diretor-geral do campus, Wemerton Evangelista, reiterou a importância da conquista para a instituição e agradeceu a celeridade no processo nas últimas tratativas para que a lei fosse promulgada, oriunda de um esforço coletivo entre o IFMG, câmara e prefeitura, ressaltando que essa conquista simboliza o amadurecimento institucional e o reconhecimento do papel do IFMG na formação e desenvolvimento da região: “Conseguimos avançar em seis meses o que não foi possível em doze anos. É um sentimento de grande felicidade e um dos passos mais significativos na história do campus. A partir de agora, temos a segurança de que o Instituto Federal prosseguirá definitivamente impactando vidas em Santa Luzia”, afirmou.

Para o prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho, o momento é de reparação histórica, sendo este um marco para a prosperidade na educação no município, ratificando de forma definitiva o reconhecimento da importância da institução para a cidade e aos luzienses.

Já o reitor Rafael Bastos ressaltou a importância do trabalho conjunto entre reitoria, gestores e lideranças locais, destacando que a dominialidade é resultado de um esforço coletivo e do diálogo permanente entre o IFMG e as comunidades onde está inserido.

Com a regularização da área e a construção do novo Bloco D, o campus ampliará sua capacidade de atendimento, passando dos atuais 900 para até 1.400 estudantes, garantindo segurança júridica, como destacado pela vereadora Suzane Almada, para que o campus possa expandir sua atuação com mais cursos e mudando a vida de cada vez mais luzienses.

Encerrando o evento, o diretor Wemerton Evangelista reforçou o sentimento de pertencimento que une a comunidade acadêmica e a cidade: “O IFMG é de todos nós!

 

 

registrado em: