Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança e-book sobre Relações Étnico-Raciais na Educação

IFMG lança e-book sobre Relações Étnico-Raciais na Educação

Iniciativa encerra as atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, realizadas ao longo de novembro nos campi do Instituto. Edição da obra, de autoria coletiva, coube à Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Acaba de "sair do forno" o mais novo livro de relatos de experiências acadêmicas produzido pelo IFMG. Trata-se da coletânea virtual Relações Étnico-Raciais: relatos de experiências, que reúne narrativas de vivências e formação acerca da temática, por meio das ações desenvolvidas nos cursos técnicos e de graduação do Instituto.

São 162 páginas, nas quais estão expostos 11 relatos que traçam um panorama do debate sobre relações étnico-raciais e educação, elaborado por docentes e técnicos administrativos dos campi do IFMG e da Reitoria. De autoria coletiva, a obra foi organizada pelos servidores Aline Cristina Viana Rocha, Carlos Henrique Bento e Paulo César Lourenço da Silva, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e contou com diversos colaboradores na instituição.

"O IFMG deve atuar para que a promoção da igualdade racial ocorra na sociedade."

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, prof. Carlos Bento, o intuito do e-book é "estimular a produção de conhecimentos e de documentar ações e projetos relacionados especialmente com o ensino, mas também com repercussões e conexões com a pesquisa e a extensão, e que contribuam para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo dentro e fora da instituição". O gestor explica que, como instituição escolar, o IFMG tem entre suas atribuições o dever de combater o racismo e as violências internamente, além de "atuar para que a promoção da igualdade racial ocorra na sociedade".

ACESSE A OBRA GRATUITAMENTE AQUI.

Os relatos, de autoria individual ou grupo de autores, abrangem seis categorias:
I - Relato de práticas de ensino que colaborem com o fortalecimento dos debates sobre raça;
II - Relatos de experiências e/ou vivências com a temática Étnico-Racial no IFMG, podendo estender-se ao comparativo com outras instituições de ensino;
III - Pesquisas sobre identidade, negritude, cultura negra e indígena;
IV - Perspectivas e propostas para a melhoria das relações Étnico-Raciais e igualdade racial;
V - Relatos sobre a inserção do estudo das culturas Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas nos currículos dos cursos técnicos e/ou graduação do IFMG;
VI - Políticas afirmativas e bancas de Heteroidentificação e Etnicidade.

A chamada para submissão dos relatos foi feita por meio de edital lançado no final de 2020 (nº 69/2020), também por ocasião da comemoração ao Dia da Consciência Negra. Ao longo de 2021, a Proen recebeu os relatos, que foram avaliados e editados para constituir a obra.

registrado em: