Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG promove o V Seminário de Internacionalização em Santa Luzia

IFMG promove o V Seminário de Internacionalização em Santa Luzia

Exibir carrossel de imagens Professor Rui Patrício, do Instituto Politécnico do Porto, durante palestra de abertura do Seminário

Entre os dias 3 e 4 de fevereiro, a Assessoria de Relações Internacionais do IFMG (Arinter) promoveu o V Seminário de Internacionalização, que ocorreu no Campus Santa Luzia e buscou abrir espaço para discutir a internacionalização no Instituto e apresentar alguns resultados de ações  fomentadas pela Arinter. Além disso, foi debatida a implementação do centro de línguas, conhecendo experiências já consolidadas em outras instituições, como o Cefet-MG.

O segundo dia foi voltado para uma visão da Internacionalização de forma inclusiva com  palestrantes que apresentaram as experiências da UFMG com programa PEC-G – uma proposta a ser discutida no IFMG e também a experiência do  CEFET-MG com o português como língua de acolhimento para migrantes.

“O debate foi muito rico e importante para a comunidade acadêmica  saber o que a Arinter tem realizado junto aos campi, conhecendo as experiências internacionais de intercâmbio e também apresentar ações exitosas, que poderão ser  implementadas em nossa instituição,” explicou a assessora de relações internacionais, Ana Cristina Costa. Segundo ela,  novas parcerias estão sendo planejadas pela Arinter para 2020, além de  novos editais de mobilidade, como o  Internacionaliza para alunos de graduação, pós graduação e docentes. As chamadas serão publicadas a partir deste mês de fevereiro.

*¹ - O PEC-G é um programa de cooperação educacional do Governo brasileiro com outros países em desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina. Possibilita que cidadãos desses países realizem seus estudos de graduação em instituições de ensino superior brasileiras, participantes do programa.

registrado em: