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IV Semana Integrada da Consciência Negra (segunda etapa)

A Comissão Organizadora da IV Semana Integrada da Consciência Negra convida toda a comunidade acadêmica e externa a participar da segunda etapa das atividades, que ocorrerão nas próximas datas. Este evento é viabilizado pelo Edital nº 533 da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura do IFMG, reafirmando o compromisso com a promoção da diversidade e inclusão. Participe!

 

ATIVIDADE 1

Mesa Redonda: Palavra Intermundos - O conhecimento da tradição oral na escola

 🗣️ Palestrantes: Mestre João Angoleiro  (João Bosco Alves da Silva), Alê Moreira de Paula, Brisa Rodrigues de Souza, Ana Luiza Cerino Reis, Tales Bedeschi Faria

 📍 Local: Auditório

📅 Data: 05/12/2024

⏰ Horários: 14h às 15h40

Coordenação: Professor Talles Bedeschi

 


ATIVIDADE 2

Dança afro e corporalidade ancestral

Oficina de dança afro, com a técnica “Corpo-menino”,desenvolvida por Mestre João, com bateria e instrumental da música popular afro-brasileira.Vivência de movimentos medicinais, que têm origem nas danças afro-brasileiras, como o samba, a capoeira ou as performances do candomblé, marcada por três aspectos. O primeiro é o estudo de movimentos corporais de danças populares, trabalhados de forma integrada à respiração para alinhamento corporal; desenvolvimento da flexibilidade, resistência, força e uma consciência corporal  maior, que contribui na construção do seu corpo étnico-cultural. O segundo aspecto trata-se de vivenciar movimentos ancestrais  clássicos da cultura negra, em cima de ritmos musicais tradicionais, como o barra-vento, ijexá, que são muito influentes na cultura brasileira. O terceiro aspecto está ligado à livre criação, o “deixar sair pra fora”, o explorar movimentos de forma espontânea, que são suscitados pelos ritmos tradicionais e que vão ser específicos de cada pessoa. No fim do processo, cada pessoa mergulha em um processo de auto-conhecimento, por meio dos seus movimentos ancestrais, da sua cor ancestral, a partir do destino dos ritmos tradicionais.

Venha com roupas leves e confortáveis.

🗣️ Proponente: Mestre João Angoleiro (João Bosco Alves da Silva)*

📍 Local: Anfiteatro

📅 Data: 05/12/2024

⏰ Horário: 16h às 18h

*João Bosco Alves da Silva (Mestre João Angoleiro) é Doutor Honoris Causa pela UFMG, Mestre de Capoeira Angola, bailarino afro e mestre de dança africana. Fundador do Grupo de Capoeira "Eu Sou Angoleiro" e da Companhia Primitiva de Arte Negra, dedica sua vida à preservação e difusão das culturas afro-brasileiras e africanas. Sua formação inclui Capoeira de rua (1975-1982, com Mestre Dunga, BH), Capoeira de Angola (com Mestre Rogério, RJ, e Mestre Morais, BA) e Dança Africana Moderna (com Mamour-BÁ, Senegal). Desde 1993, dirige a Associação Cultural "Eu Sou Angoleiro" e, desde 1989, atua como dançarino e coreógrafo da Companhia Primitiva de Arte Negra. Seu trabalho é reconhecido por sua contribuição ao fortalecimento da identidade e ancestralidade afrodescendente.

Coordenação: Professor Talles Bedeschi

 


ATIVIDADE 3

Oficina de dança afro-brasileira

A proposta enfoque da poética dos Orixás. Especificamente, o enfoque da poética dos Orixás e os elementos da natureza, partindo dos pressupostos teóricos do Estudo do Esforço de Laban e da dimensão arquetípica da dança. As oito ações básicas do esforço são: Socar; torcer; chicotear; flutuar; pontuar; deslizar; pressionar e sacudir, a cada movimentação realizada nota-se no corpo se o movimento possui peso, fluência, tempo e espaço, se é leve, rápido, direto ou controlado. Um exemplo a ser citado é Poética do Orixá Ossain. Ossain é o Orixá das folhas, das árvores, das plantas. A proposta pedagógica de trabalhar a poética dos Orixás em um espaço laico é trazer a poética a partir dos elementos da natureza, sem pensar ou introduzir o culto religioso. No caso de Ossain, cada pessoa pode experimentar e repensar a interação e responsabilidade com a natureza, com as matas, com a Mãe Terra, nossa Casa Comum, fazendo com que as mais diversas movimentações de cada indivíduo se complementam em uma criação final de mostra
coreográfica.

Venha com roupas leves e confortáveis.

🗣️ Proponente: Carolina Lima de Jesus Gomes*

📍 Local: Anfiteatro

📅 Data: 11/12/2024

⏰ Horário: 09h30 às 12h30

*Graduação em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2022.1), concluinte do Bacharelado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2022.2) e graduação em Gestão das Organizações do Terceiro Setor pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2015). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, interessada por danças populares, educação popular, tecnologias sociais, tecnologias educacionais e gestão social. 

Coordenação: Paulo Lourenço e Helen do Carmo

 


ATIVIDADE 4

Cinema comentado- Conexões Griot - Entre a Oralidade e a Tela

A exibição do filme em questão pretende compreender como essas influências africanas se manifestam e se refletem nas produções cinematográficas brasileiras contemporâneas. O cinema é definido enquanto à arte de contar histórias por meio de uma narrativa visual. Os roteiros cinematográficos podem se originar de diversas fontes, incluindo histórias fictícias, adaptações literárias e, inclusive, memórias e conhecimentos transmitidos oralmente. É crucial, portanto, investigar a origem dessas fontes de inspiração. Muito antes da criação dos roteiros cinematográficos e da invenção do cinema, os contadores de histórias desempenhavam um papel fundamental na transmissão de narrativas e saberes, moldando a forma como as histórias eram contadas e preservadas ao longo do tempo.

🗣️ Proponente: Vinícius Fockiss*

📍 Local: Auditório

📅 Data: 11/12/2024

⏰ Horário: 09h30 às 12h30

*Vinícius Fockiss , Graduado em Cinema  e Audiovisual pela UNA-BH, é um profissional multifacetado, atuando como roteirista, diretor, produtor, montador e curador em projetos audiovisuais e artísticos. Entre suas principais obras destacam-se o curta-metragem "Dois" (2021), vencedor do 6º Prêmio BDMG Cultural/FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento, além de outras premiações como Melhor Filme em diversos festivais. Ele também contribuiu em videoperformances, como "Elegância Retorcida" (2022), e em projetos colaborativos como o "Projeto Caubói Misterioso".Sua experiência abrange trabalhos como assistente de fotografia, curador júnior no Festival do Minuto e social media no Primeiro Festival de Cinema de Diamantina. No campo das artes cênicas, atuou em espetáculos como "Morte e Vida Severina", "Voz", e "Ditadura". Vinícius demonstra versatilidade criativa e engajamento em diversas áreas do cinema e das artes visuais.

Coordenação: Paulo Lourenço e Helen do Carmo

 


ATIVIDADE 5

Apresentação Teatral: Mojubá

Mojubá é uma saudação e reverência aos Orixás, simbolizando os encontros e cruzamentos de caminhos. Trata-se de uma produção cultural que integra performances de músicas, danças e contos de matriz afro-brasileira. O projeto contempla: Uma performance artística e duas contações de histórias.O objetivo central é promover e enaltecer a cultura das comunidades tradicionais de matriz africana, valorizando suas expressões artísticas e patrimoniais.

🗣️ Proponente: Naiara Augusta silva do Nascimento*

📍 Local: Anfiteatro

📅 Data: 17/12/2024

⏰ Horário: 15h40 a 17h40

*Graduada em Licenciatura em Teatro pela UFMG, une sua paixão pelas artes cênicas e a educação em sua atuação como arte educadora em espaços museais. Com uma trajetória marcada pela pesquisa aprofundada sobre a riqueza da cultura Afro-brasileira e suas múltiplas expressões, integra atualmente o coletivo Mojubá, onde colabora para a valorização e difusão dessa herança cultural. Sua prática articula arte, ensino e identidade, transformando espaços e pessoas por meio do conhecimento e da criatividade.

Coordenação: Paulo Lourenço e Mariana Gois

 


ATIVIDADE 6

Cinema comentado- "Marte Um: Sonhos, Territórios e Realidades de uma Família Negra no Brasil Contemporâneo"

A proposta consiste em uma sessão de cinema comentado com a exibição do filme Marte Um, seguido de um debate mediado. O evento buscará explorar as múltiplas camadas do filme, como os desafios enfrentados por uma família negra em contextos socioeconômicos desiguais, a construção de identidades individuais e coletivas, e o papel dos sonhos como instrumentos de resistência e transformação. O debate será articulado com os eixos temáticos propostos no edital, destacando as contribuições da ancestralidade e da cultura negra, além de promover reflexões sobre territórios sociais, práticas de cuidado e tecnologias africanas..

🗣️ Proponente: Débora Rodrigues Azevedo Silva*

📍 Local: Auditório

📅 Data: 17/12/2024

⏰ Horário: 19h às 22h

*Educadora Quilombola. Graduada em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade de Santa Luzia (2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Doutoranda em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante da equipe de docentes do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola (aperfeiçoamento). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas (NERA), da UFMG. Integra a equipe de pesquisadores do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e diversidade étnico-racial e cultural com enfoque na educação quilombola, tematizando raça e descolonização de processos educativos.

Coordenação: Neilson e Mariana Gois

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