Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC inicia Consulta Pública on-line sobre ensino médio
conteúdo

Notícias

MEC inicia Consulta Pública on-line sobre ensino médio

Utilizando recursos de comunicação rápida, Ministério da Educação escutará estudantes, professores e gestores para compreender seus conhecimentos e suas expectativas sobre o tema

O Ministério da Educação (MEC) começa mais uma etapa da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio. A Consulta Pública on-line, por meio de recursos de comunicação rápida escutará estudantes, professores e gestores sobre a reestruturação do ensino médio. 

Consulta on-line será aplicada pelo MEC por meio de uma startup de design participativo especializada na metodologiaO público poderá se manifestar até o último dia da Consulta Pública do Ensino Médio, prevista para terminar no dia 6 de julho, conforme Portaria nº 7, de 5 de junho de 2023. O objetivo é alcançar o máximo de escolas possível.  

O contexto desafiador da reestruturação do ensino médio demanda a participação ativa de todos os envolvidos na comunidade escolar. Com o objetivo de ouvir as vozes dos principais atores deste processo, a Consulta Pública se propõe a compreender os conhecimentos, as expectativas e as perspectivas de professores, gestores e estudantes, contribuindo para a melhoria das políticas educacionais no ensino médio 
 
Maurício Holanda, secretário da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase)  

Como funciona – para tornar a participação acessível e ágil, será utilizadPesquizap – um chatbot de WhatsApp especialmente projetado para coletar e mensurar os resultados da pesquisa. Com essa ferramenta interativa, os participantes poderão responder às questões da consulta por meio de seus celulares ou computadores, através de um código QR ou o link disponibilizado pelas próprias escolas.  

Por intermédio dessa iniciativa, o MEC espera obter insights valiosos que contribuam para a construção de uma política educacional mais adequada às necessidades e expectativas da comunidade escolar.  

Para chegar aos estudantes, professores e gestores, o MEC contará com colaboração direta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio dos 27 secretários estaduais de educação. Eles auxiliarão na divulgação da pesquisa por meio de materiais de apoio disponibilizados aos estados e seus representantes. Essa colaboração é fundamental para engajar e incentivar a participação ativa de professores, gestores e estudantes em todo o país. Na quarta-feira, 14 de junho, o MEC realizou um webinar com representantes do Consed para explicar a metodologia em detalhes.   

Consulta Pública – a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio tem como objetivo consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o ensino médio. A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de Webinários com Especialistas; Ciclo de Seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); consulta on-line com estudantes, professores e gestorespesquisa presencial representativarevisão sistemática de produção científica sobre o tema; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), além de um ciclo de reuniões com 30 entidades do FNE.  A programação completa está disponível na página do MEC sobre a consulta pública.     

 Originalmente de: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/mec-inicia-consulta-publica-on-line-sobre-ensino-medio

registrado em: