Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota a comunidade acadêmica do IFMG Campus Santa Luzia

Nota a comunidade acadêmica do IFMG Campus Santa Luzia

Tendo em vista o cancelamento da participação da delegação estudantil no 12º Encontro Esportivo do IFMG no campus de Ouro Preto/MG, entre os dias 30/11/22 à 02/12/22, gostaríamos de prestar os seguintes esclarecimentos:
a) Na data de 28/11/22 fomos informados pelo servidor que participou diretamente do processo de preparação dos alunos para o evento e que acompanharia a delegação, que ele havia testado positivamente para Covid 19.
b) Após o recebimento dessa informação, mesmo após o curto período de tempo, foram realizadas diversas ações na tentativa de viabilizar a participação segura dos alunos no evento. No entanto, como todos os procedimentos na administração pública, existem contratos, prazos, normas, regulamentos, sistemas governamentais e vários setores envolvidos. Tudo isso deve ser seguido com muita responsabilidade (no caso, principalmente a contratação do ônibus, as diárias do motorista e as diárias do servidor substituto). Buscamos alternativas e fizemos os devidos encaminhamentos, porém sem a confirmação de um servidor substituto ao professor que assumisse formalmente tal responsabilidade e dentro do tempo hábil, o cancelamento tornou-se iminente e inevitável do ponto de vista administrativo e acadêmico.
c) Considerando que a preocupação primeira do campus sempre foi com a saúde da comunidade, em especial dos discentes, e ainda com o aumento do número de casos de Covid 19, amplamente noticiado, além dos casos positivos relatados de pessoas envolvidas no evento, consideramos prudente sugerir como primeira ação o teste de toda a delegação.
d) Compartilhamos também do sentimento de frustração por não participar do evento, o qual sempre recebeu todo o apoio necessário e incentivo para sua concretização. Foi muito esforço e dedicação de estudantes e servidores envolvidos há várias semanas. Mas infelizmente são ocorrências que fogem a qualquer previsibilidade. E, nesse caso, infelizmente com curtíssimo prazo para uma solução efetiva e responsável.
e) Assumimos o compromisso de viabilizarmos ou promovermos ações que continuem incentivando o esporte e a cultura no campus. Assim como a participação dos nossos atuais alunos em eventos, torneios, jogos, competições e atividades culturais que couberem, mas buscando garantir sempre a segurança e integridade física dos envolvidos.
Certo da compreensão, agradecemos.
Atenciosamente,
Direção Geral do IFMG Campus Santa Luzia