Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Orientação para realização de atividades de Estágio - Campus Santa Luzia
conteúdo

Notícias

Orientação para realização de atividades de Estágio - Campus Santa Luzia

O IFMG campus Santa Luzia, através do Setor de Extensão, informa que no dia 18 de junho de 2020, o IFMG publicou a Instrução Normativa Nº 05/2020, elaborada pelas Pró-Reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, estabelecendo, complementando e alterando a Instrução Normativa nº 02/2020.

No que se refere ao CAPÍTULO VIII - DO ESTÁGIO, o Setor de Extensão do IFMG Campus Santa Luzia reafirma que o ideal seria que as atividades de estágio ocorressem somente após o controle da Pandemia. No entanto, ciente das necessidades múltiplas de continuidade das atividades, e conforme admitido no Art. 22 da IN IFMG n° 05/2020, entende-se que: 

I) Para estudantes menores de 18 anos (Art. 20):

Fica VEDADA a realização de estágio presencial, tanto para estudantes do ensino médio integrado, quanto dos cursos técnicos subsequentes e superiores.

 II) No caso de estudantes de 18 anos ou mais (Art. 22):

Tanto para os novos contratos quanto para os estágios em vigor recomenda-se:

 a) Que as atividades sejam realizadas pelo estagiários, preferencialmente, de maneira remota, de modo a resguardar sua saúde e de todos os envolvidos com o trabalho.

 b) No caso das atividades ditas essenciais, o estágio poderá acontecer presencial desde que o estagiário e o ofertante de estágio obedeçam às medidas de prevenção estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e as orientações determinadas pelos órgãos de saúde brasileiros, nos âmbitos municipal, estadual e federal, de modo a evitar a contaminação e consequente propagação da COVID-19 em nosso território, o que implica, dentre outros aspectos:

  • Utilizar máscara de proteção individual, em material reutilizável ou descartável, para circulação em espaços públicos;
  • Lavar as mãos com sabão e água, com frequência, ou higienizar as mãos com gel à base de álcool 70%; 
  • Evitar aglomerações e manter distância segura (1,5 metros) de qualquer pessoa;
  • Evitar tocar os olhos, no nariz ou na boca com as mãos sem higienizá-las;
  • Evitar compartilhar objetos pessoais como talheres, toalhas, pratos e copos;
  • Cobrir o nariz e a boca com o antebraço ou utilizar um lenço descartável como anteparo ao tossir ou espirrar;
  • Não cumprimentar as pessoas com beijos, abraços e aperto de mão;
  • Caso apresente sintomas leves, sem febre, o estagiário deverá ficar  em casa e evitar contato com outras pessoas. Além do isolamento é recomendado que ele permaneça em repouso e hidratado por pelo menos 3 dias a partir do início dos sintomas.
  • Caso apresente sintomas tais como febre e tosse, é recomendado que o estagiário permanecer em isolamento em casa por no mínimo 7 dias a partir do início de sintomas . Monitore os sintomas. Evitar ir desnecessariamente a clínicas ou hospitais;
  • Procurar assistência médica, caso apresente febre alta, dificuldade para respirar e prostração. Ligue antes de sair.
  • Seguir as instruções das autoridades de saúde local.

 Portanto, diante da possibilidade dos estudantes de 18 anos ou mais darem continuidade às atividades de estágio, vale acrescentar que:

 1.      Não será necessário realizar qualquer alteração documental em função do estado de excepcionalidade provocado pela Pandemia;

2.      Mudanças previstas no planejamento inicial deverão ser descritas e justificadas no Relatório Final, desde que aprovados pelos orientadores do estágio no Campus e do supervisor do estágio na empresa.

Em caso de dúvidas, favor contactar o Setor de Extensão através do email: extensao.santaluzia@ifmg.edu.br

registrado em: