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Palestra aborda possibilidades da adaptação curricular para a inclusão

Evento traz a experiência do Campus Ibirubá, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, e será transmitido ao vivo no canal do IFMG no YouTube

 

O setor de Políticas Inclusivas da Diretoria de Assuntos Estudantis promove, na próxima segunda, dia 26 de junho, às 14h, mais uma palestra relacionada a ações de inclusão na Rede Federal de Educação. Com o tema "Desafios e possibilidades da adaptação curricular na educação profissional técnica de nível médio integrado no Campus Ibirubá", a atividade traz um estudo de caso e será transmitida ao vivo no IFMG no YouTube (IFMG Play).

 

 

Andreia TeixeiraSabrine de OliveiraA palestra será ministrada pela pedagoga Andréia Teixeira (à esquerda), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá, especialista em Supervisão e Gestão Escolar; e pela tradutora intérprete de Libras Sabrine de Oliveira (à direita), integrante do Núcleo de Atenção à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do mesmo campus; especialista em Tradução, Interpretação e Docência de Libras. As profissionais apresentam os desafios e possibilidades da adaptação curricular na educação profissional técnica de nível médio integrado no campus em que atuam.

De acordo com as palestrantes, a escolha de uma profissão traz consigo expectativas e, nessa perspectiva, a responsabilidade da instituição de ensino profissional e tecnológico é acolher e incluir a todos, garantindo não somente o acesso, mas a permanência e o êxito dos estudantes. Para isso, Andréia e Sabrine prezam pela qualidade do processo pedagógico que envolve todas as ações vinculadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE), o que requer o engajamento de toda a comunidade escolar, especialmente o comprometimento dos docentes. No entanto, argumentam, a formação acadêmica não é suficiente para preparação dos professores para a heterogeneidade da sala de aula.

Nesta abordagem, o objetivo é tratar a complexidade da adaptação curricular, a apreensão dos professores ao saber que terão um estudante com necessidades educacionais específicas e as estratégias que estão sendo construídas no Campus Ibirubá através do trabalho realizado pelo Napne.

Acompanhe ao vivo no IFMG Play

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