Você está aqui: Página Inicial > Notícias > [RESULTADO FINAL] - Parceria entre IFMG, UFMG e iniciativa privada seleciona 2 bolsistas para atuação no projeto

Uma das coordenadoras do projeto é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo no Campus Santa Luzia e selecionará bolsistas deste curso para atuação no projeto

Com o objetivo de diagnosticar e criar um método para aumentar a segurança nas faixas de domínio em ferrovias, foi assinada em maio uma parceria entre IFMG, UFMG e a VLI (companhia de soluções logísticas que opera portos, terminais e ferrovias). Chamado de projeto Mapas (Mapeamento, Análise, Prognóstico e Ações Sustentáveis para as faixas de domínio da VLI), a iniciativa visa garantir mais segurança para as áreas das faixas de domínio das ferrovias e suas populações vizinhas.

Ana Isabel de Sá, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo no Campus Santa Luzia, é uma das coordenadoras do projeto, que visa desenvolver método transdisciplinar para a abordagem das áreas nas faixas de domínio com ocupações de risco e compreender as variáveis que contribuem para a ocupação dessas faixas, possibilitando ações de prevenção. “Propõe-se que os indicadores produzidos deem suporte à elaboração de projetos para o tratamento das faixas de domínio com usos compatíveis com as demandas de segurança operacional da ferrovia, mas que contribuam para o ambiente urbano e para as comunidades do entorno”, explica. Além da docente, outros dois bolsistas do Campus serão selecionados para atuar no projeto.

Ana também espera que o Mapas contribua para a abordagem de áreas com presença de infraestruturas de transporte e logística. “Sob o ponto de vista do Campus Santa Luzia, que tem todos os cursos ligados à produção do espaço, construção civil e meio ambiente, os benefícios se estendem para muito além dos professores e alunos diretamente envolvidos. O conhecimento a ser produzido se relaciona com todos os cursos da unidade e pode se desdobrar em diferentes atividades, projetos e eventos”, completa

Um projeto-piloto será desenvolvido e colocado em prática na região Oeste de Belo Horizonte e Contagem. Em um momento posterior, ele será expandido para outras regiões onde a companhia atua.

Seleção de bolsistas para atuação

Está aberto até o dia 21 de julho de 2022 o processo de seleção de 2 bolsistas que irão atuar no projeto de pesquisa intitulado MAPAS. As inscrições são destinadas exclusivamente a estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo a partir do 7º período e poderão ser realizadas mediante preenchimento de formulário disponível no seguinte link: CLIQUE AQUI. Para mais informações sobre o projeto acesse este link: PROJETO

Informações sobre a bolsa:

• Dedicação: 20h semanais presenciais no campus, com reuniões eventuais na região central de BH (Escola de Arquitetura da UFMG ou sede da VLI)
  • Pré requisitos: conhecimento de QGis; Pacote Office e AutoCAD
  • Valor da bolsa: R$ 1.248,82

AGENDA DAS ENTREVISTAS

RESULTADO FINAL

Os candidatos selecionados devem entrar em contato com Danilo Caporalli no email danilocaporalli@gmail.com para receberem o termo e orientações iniciais. Além disso, serão necessários os seguintes documentos para contratação:

• Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de Matrícula;
  • Curriculo Lattes (Impresso em PDF pela plataforma);
  • Termo de outorga preenchido e assinado (Enviado pelo Danilo Caporalli ).

registrado em: