Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo 2023: gabarito da prova para cursos técnicos

Processo Seletivo 2023: gabarito da prova para cursos técnicos

Exame de seleção para o ingresso nos cursos técnicos integrados e subsequentes foi realizado no domingo, 4 de dezembro, nas 18 cidades onde o IFMG possui campus.

O IFMG aplicou no domingo, 4 de dezembro, as provas do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos em 2023. O exame teve quatro horas de duração e ocorreu nas 18 cidades onde o Instituto Federal possui campus, além dos municípios de Mariana e Capelinha. Neste Processo Seletivo, foram registradas mais de 12 mil inscrições na disputa por 2.809 vagas em 62 cursos.

De acordo com a presidente da Comissão Permanente de Vestibulares e Processos Seletivos do IFMG (Copeves), Vilma Dumont, a aplicação da prova de múltipla escolha, com 50 questões, ocorreu sem intercorrências. Foram registrados problemas pontuais na apresentação do documento de identificação de alguns candidatos, mas a situação foi resolvida rapidamente, não comprometendo a aplicação do exame.

O gabarito da prova foi divulgado nesta segunda-feira, 5 de dezembro, e já pode ser acessado pelos candidatos (clique aqui). Caso algum concorrente não concorde com as respostas, deverá submeter recurso nos dias 6 e 7 de dezembro por meio da área do candidato. A decisão dos recursos contra gabarito e questões das provas será publicada no dia 13 de dezembro. Já o resultado preliminar está previsto para ser divulgado no próximo dia 20. O resultado final, após análise de possíveis recursos, sai no dia 23 de dezembro.

Clique aqui e confira o gabarito oficial

Avaliação das provas

Betim_1.jpgNo Campus Betim, 428 pessoas realizaram o exame. Uma das candidatas, Cássia Silva, de 45 anos, contou que fez a prova como forma de incentivar o filho. Ambos estão concorrendo a uma vaga no curso Técnico Integrado em Automação Industrial. Tentando ingressar no mesmo curso, Débora Pereira, de Belo Horizonte, explicou que achou a prova de Matemática a mais difícil. Essa também foi a percepção de Isadora Ribeiro, candidata de Contagem. “Achei difícil Química e Matemática e tive menos dificuldade em História e Português”, contou.

No Campus Formiga, 241 estudantes eram esperados para prestar o exame, mas 24 não compareceram. Davi Carvalho Ribeiro de Oliveira, que tenta vaga no curso Técnico Integrado em Informática, afirma que não teve muitas dificuldades na resolução das questões. “Todos os conteúdos que estavam na prova foram passados no cursinho", declarou, se referindo ao curso Pré-IF, ofertado gratuitamente no campus. Para o candidato Pedro Teixeira, a prova não foi difícil. “Teve umas questões mais difíceis, mas eu estudei bastante para vir. Estava bem ansioso, mas achei fácil no contexto de tudo”, declarou.

Instituto Federal no currículo

Beatriz Soares Motta, de 14 anos, busca uma vaga no curso Técnico Integrado em Edificações. A estudante, que concluiu o ensino fundamental em uma escola pública de Governador Valadares, achou interessante a oportunidade de cursar o ensino médio juntamente com a formação técnica. “Sempre ouvi dizer que o IF [Instituto Federal] é uma escola boa. Aí fui conhecer os cursos técnicos e achei super interessante, super legal. Ser aluna do IFMG é algo muito chique! Quando eu crescer e alguém me perguntar onde fiz o ensino médio, vou poder me gabar e falar: ‘no Instituto Federal’. Isso é uma coisa muito importante”, afirmou.

GV 21.jpgVisando uma melhor colocação no mercado de trabalho, Alexandre Salvino de Andrade Filho, de 28 anos, inscreveu-se para o curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do Campus Governador Valadares. Ele se preparou para o exame com a ajuda do “Pré-IFMG”, curso unificado e on-line ofertado gratuitamente à comunidade. O candidato conta que soube do curso subsequente em Segurança do Trabalho por um cunhado, que concluiu sua formação no IFMG-GV recentemente e está atuando na área.

Alexandre trabalha há um ano e seis meses como frentista em um posto de gasolina. Casado, tem uma filha de 5 anos e espera a chegada de mais um bebê no ano que vem. Sabe que não vai ser fácil conciliar família, trabalho e os estudos no período noturno. Mas disse que está disposto a enfrentar o desafio para obter novas conquistas. “Já perdi algumas oportunidades por não ter o curso técnico; quero melhorar meu currículo. E decidi fazer aqui porque, além de ser ofertado de forma gratuita, o IFMG é um Instituto Federal, né? Tem muito mais nome do que várias outras escolas que oferecem o curso hoje na cidade”, manifestou.

Leia mais: Vestibular 2023: provas para cursos técnicos ocorrem no dia 4 de dezembro

Cronograma do Processo Seletivo 2023

Informações gerais - cursos técnicos

Informações gerais - cursos de graduação