Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROEX divulga painel interativo com resultados da Pesquisa de Egressos 2016-2022
conteúdo

Notícias

PROEX divulga painel interativo com resultados da Pesquisa de Egressos 2016-2022

Pesquisa coletou 2.060 respostas e revelou que mais de 70% dos egressos formados no período conseguiram colocação profissional.

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) publicou recentemente o painel interativo com os resultados da Pesquisa de Egressos 2016-2022 do IFMG. O material foi desenvolvido na plataforma Power BI e gerou um rico diagnóstico que auxiliará o IFMG no contínuo aperfeiçoamento do planejamento institucional, além de mensurar a qualidade dos cursos e serviços oferecidos pela instituição.  

A pesquisa teve como público-alvo, os estudantes formados no período de 01.01.2016 a 24.10.2022 em cursos técnicos (integrado, subsequente e concomitante), cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia), cursos de pós-graduação (especializações e mestrado) e também em cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional.  

Os questionários foram aplicados no período de 9 de setembro a 24 de outubro de 2022 e, como resultado, 2.060 egressos formados no IFMG (01.01.2016 a 24.10.2022) responderam à pesquisa, totalizando uma amostra de, aproximadamente, 15% da população total estimada de egressos formados no período. 

Clique Aqui | Pesquisa Egressos IFMG 2016-2022

Após a coleta de informações, o painel de egressos revelou diversos indicadores que servirão como diretrizes para o planejamento, definição e o aprimoramento Institucional. Dentre eles: 

  • Dos egressos respondentes que conseguiram trabalho na área ou parcialmente na área do curso concluído, 72,6% deles conseguiram colocação profissional em até 6 meses após a conclusão do curso ou já conseguiram trabalho remunerado antes de concluir o curso no IFMG;

  • 95,3% dos egressos respondentes certamente indicariam ou indicariam o curso concluído no IFMG;

  • Os egressos estão muito satisfeitos ou satisfeitos com o curso concluído no IFMG como influência para suas vidas profissionais: esse índice de satisfação varia de 84,9% para respondentes de cursos técnicos e vai até 97,7% para respondentes de cursos FIC;

  • 42,5% dos egressos estão trabalhando atualmente na área ou parcialmente na área do curso concluído no IFMG. 

  • 89,1% e 94,7% dos egressos respondentes indicam estarem muito satisfeitos ou satisfeitos com a formação do IFMG para suas vidas profissional e pessoal, respectivamente.


Esse mapeamento faz parte do conjunto de ações da Política de Acompanhamento de Egressos do IFMG (Resolução nº19, de 3 de maio de 2019) que visa acompanhar o itinerário profissional e acadêmico do egresso, na perspectiva de identificar cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentar as ações de ensino, pesquisa e extensão.

Atuando na criação de um protocolo de coleta e análise de dados para o acompanhamento de egressos do IFMG, a coordenadora da pesquisa e professora visitante na PROEX, Thaisa Guio, ressalta que o  painel interativo contribui para o desenvolvimento institucional e sua excelência, além de satisfazer as demandas legais dos principais órgãos avaliativos da educação brasileira. "O painel é um rico material que serve não só como diagnóstico do grupo de egressos em questão, mas contempla informações relevantes em formato interativo que permitem refletir sobre as ações institucionais e auxiliar na tomada de decisões, ou seja, é importante ferramenta estratégica institucional. Esperamos que a ferramenta contribua para que toda a comunidade do IFMG acesse os resultados da pesquisa com transparência, e que subsidie o levantamento de informações relevantes para retroalimentar e aprimorar as políticas institucionais", comentou. 

Segundo Guio, o próximo movimento é o aprimoramento da atual Política de Acompanhamento de Egressos do IFMG pensando na praticidade de sua aplicação. “A partir da criação de um sistema de acompanhamento de egressos de caráter contínuo e integrado no IFMG, a Proex espera atender a diversidade dos campi, facilitar a aplicação periódica e ágil de questionários de acompanhamento de egressos que sejam passíveis de comparações longitudinais, dinâmicos, de fácil análise e divulgação, que correlacionem indicadores e cujos resultados auxiliem de forma contínua o mapeamento de ações estratégicas para aprimorar a excelência do IFMG”, ressaltou.  

Saiba mais:

Clique Aqui | Pesquisa Egressos IFMG 2012-2016

registrado em: