Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revisão dos PPCs do Campus Santa Luzia

Revisão dos PPCs do Campus Santa Luzia

No dia 02 de março de 2020 foram iniciados os trabalhos da Comissão de Revisão dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos Cursos Técnicos e Superiores do IFMG Campus Santa Luzia. No processo SEI 23716.001486/2019-51 encontram-se todas as informações relativas ao trabalho desenvolvido pela comissão.

Segundo o Diretor de Ensino do campus, Ronaldo Gonçalves Pires, a constituição e representatividade na comissão foi pensada de forma a contemplar as principais temáticas relativas à construção dos PPCs: o tripé ensino, pesquisa e extensão, a transição para horários de 50 minutos, educação à distância, novo ensino médio e ensino integrado.

O trabalho da comissão se inicia pela construção de um documento norteador das ações das Comissões Revisionais que serão constituídas por indicação dos colegiados dos cursos, garantida a participação discente no processo.

De acordo com Reinaldo Trindade Proença, Técnico em Assuntos Educacionais que vai presidir os trabalhos da comissão, o principal papel da comissão "central" é o de organizar, orientar e acompanhar todo o processo. Além disso, Reinaldo afirma que a elaboração de um Plano de Comunicação é fundamental para o sucesso do presente trabalho, uma vez que a comunidade precisa estar por dentro de tudo que acontecerá ao longo deste processo e participar ativamente de sua elaboração.

Para o professor Leandro de Aguiar e Souza, representante da comissão sobre temas referentes à Pesquisa e à Extensão, é importante destacar que o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo passou recentemente por uma revisão em seu PPC. Portanto, esta será considerada no âmbito do presente processo, de modo que os alunos e alunas que passaram por tal transição não sofram impactos decorrentes de eventuais ajustes considerados necessários.

A representante do Registro Acadêmico, Esperanza Braga Magalhães ressaltou a importância da convalidação de matrizes curriculares, buscando preservar os interesses dos discentes e da comunidade acadêmica. A convalidação assegura que o estudante não tenha seu passado curricular modificado, pois ele cumpriu com as regras impostas pela instituição e não poderá ter esse estudo desconsiderado.

Já o professor Danilo Arnaldo Briskievicz, representante do Novo Ensino Médio, destacou a importância de disponibilizar os novos documentos sobre a reforma deste ensino, procurando atingir os objetivos estabelecidos pelo Governo Federal.

Os trabalhos da Comissão estão apenas começando e novos encontros serão marcados, todo o conteúdo produzido será disponibilizada no Processo SEI para consulta de toda a comunidade acadêmica.

registrado em: