Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SNCT 2020 - Muito além da Inteligência Artificial

SNCT 2020 - Muito além da Inteligência Artificial

Integrada e virtual, a Semana da Ciência e Tecnologia do IFMG vai oferecer mais de 100 atividades gratuitas. Entre elas, palestras, oficinas e bate-papos. Que tal fazer parte desse universo?

Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, pela primeira vez, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do IFMG acontecerá de forma virtual e integrada. “A novidade se deu em razão das dificuldades impostas pela pandemia, mas sempre houve um desejo de promover uma integração maior entre os campi nesse evento e, com isso, ampliar o raio de divulgação das atividades de um campus para o outro”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMG, Fernando Braga.

Braga explica, ainda, que a ideia desse novo formato foi do diretor-geral do Campus Ibirité, Oiti José de Paula, bem como de membros da comunidade escolar de Ibirité. Então, “nós levamos a ideia ao Colégio de Dirigentes e criamos algumas comissões: Central, Científica, de Tecnologia e Logística e, ainda, de Comunicação”, afirmou.

Mais de 100 atividades gratuitas

Bastante diversificada, a programação contará com mais de 100 atividades gratuitas. Para a abertura, teremos a palestra “Uma nova revolução tecnológica? A inteligência artificial segundo a economia da inovação”, do professor da UFMG, Eduardo da Motta e Albuquerque.

Também vai haver oficinas como a “Construção de minifoguetes a combustível sólido”, do prof. Fernando Jesus de Oliveira e “Oficina de Redação do Enem”, do prof. Adilson Ribeiro de Oliveira, ambos do IFMG. Para quem gosta de uma boa conversa, haverá ainda um bate-papo com estudantes que desenvolveram projetos junto ao Polo de Inovação do IFMG e cinema comentado acerca das “Mulheres Negras na Matemática”, com as servidoras do IFMG, Márcia Araújo, Jamile Detoni e Débora Veloso.

Ciência em um minuto...ou mais

Outro destaque do evento é que, ao invés de posters, os alunos deverão apresentar seus projetos científicos em vídeos- pitchs publicados no IFMG Play de até um minuto (ver matéria completa). Eles terão esse tempo para apresentar seus respectivos trabalhos e convidar as pessoas para conhecer um pouco mais sobre seus trabalhos e uma sala específica para debates de cunho científico e tecnológico.

Confira a programação completa!

registrado em: