Notícias
Grupo de Estudos Carolinas, do IFMG Campus Ibirité, tem dois cursos aprovados no Programa Nacional Nêgo Bispo
Iniciativa do MEC e SECADI seleciona propostas do Grupo Carolinas e abre inscrições para cursos de extensão com bolsa para participantes
O IFMG Campus Ibirité celebra a aprovação de dois cursos de extensão no Programa Escola Nacional Nêgo Bispo de Saberes Tradicionais, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), em parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA).
As propostas foram elaboradas pelo Grupo de Estudos Carolinas: Gênero, Raça e Interseccionalidades, grupo institucional do campus, e reafirmam o compromisso do IFMG com uma educação antirracista, plural e socialmente referenciada.
Sobre o Grupo de Estudos Carolinas
Criado em 2019 no IFMG Campus Ibirité, o Grupo de Estudos Carolinas atua na promoção de estudos, pesquisas e ações formativas relacionadas a gênero, raça, feminismos e interseccionalidades, articulando ensino, pesquisa e extensão.
A aprovação desses cursos marca a retomada das atividades do grupo com ações estruturadas, ampliando o diálogo com comuidades tradicionais e com a sociedade.
Cursos aprovados no Campus Ibirité
Raízes de Palavra: Oralidade, Letramentos e Saberes Ancestrais do Quilombo do Açude
Coordenação: Juliana Santos
Colaboradoras: Amanda do Carmo e Paôla de Oliveira Souza
Os Sons do Rosário: Aprendendo na Tradição do Reinado
Coordenação: Paôla de Oliveira Souza
Colaboradoras: Thaís Felicori e Simone Meurer

A Escola Nacional Nêgo Bispo de Saberes Tradicionais
Instituída pela Portaria MEC nº 537/2025, a Escola Nacional Nêgo Bispo de Saberes Tradicionais tem como objetivo integrar os saberes tradicionais quilombolas e afro-brasileiros aos processos formativos, fortalecendo a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08.
As Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para tornar obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Lei nº 10.639/03) e, posteriormente, da História e Cultura Indígena (Lei nº 11.645/08) em todas as escolas de educação básica públicas e particulares.
A iniciativa reconhece Mestras e Mestres de Saberes Tradicionais como sujeitos centrais na produção do conhecimento e no fortalecimento do pluralismo de ideias.
Público-alvo e vagas
Os cursos são destinados a membros da comunidade interna e externa. Cada curso ofertará 25 vagas, totalizando 50 vagas no IFMG Campus Ibirité. Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas a professores da rede básica de ensino.
Bolsa para cursistas
Os cursistas selecionados receberão bolsa no valor de R$ 200,00 mensais, durante três meses, totalizando R$ 600,00 por participante, conforme as diretrizes do programa.
A concessão da bolsa tem como objetivo estimular a participação dos cursistas e reconhecer o envolvimento nas atividades de extensão.
e-mail para dúvidas: extensao.ibirite@ifmg.edu.br
