Sobre o IFMG
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), criado pela Lei nº 11.892, sancionada em 29 de dezembro de 2008, é uma autarquia formada pela incorporação da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Bambuí e de Ouro Preto e suas respectivas Unidades de Ensino Descentralizadas de Formiga e Congonhas. Atualmente, o IFMG é composto por 18 campi, instalados em regiões estratégicas do Estado de Minas Gerais e vinculados a uma reitoria sediada em Belo Horizonte. São eles: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
Em seu Projeto Pedagógico Institucional, o IFMG elenca, como princípios orientadores das ações acadêmicas, administrativas e socioculturais a priorização da qualidade do processo ensino-aprendizagem, a garantia da qualidade dos programas de ensino, pesquisa e extensão, a responsabilidade social, o respeito aos valores éticos, estéticos e políticos, a articulação com empresas e sociedade em geral e a integridade acadêmica (IFMG, 2014). Para alcançar suas finalidades, objetivos e princípios, o IFMG estabelece, como diretrizes (IFMG, 2014): a) os Projetos Pedagógicos dos Cursos como expressão dos principais parâmetros da ação educativa; b) flexibilidade dos componentes curriculares; c) oportunidades diferenciadas de integração curricular; d) atividades práticas e estágio; e) fomento à adoção de metodologias de ensino inovadoras; f) integração da pesquisa, da extensão e do ensino; g) incorporação de estratégias de fomento ao desenvolvimento sustentável e ao cooperativismo nos projetos pedagógicos dos cursos. O IFMG é, pois, uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi. Com foco na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, o IFMG busca o desenvolvimento dos recursos humanos nas regiões do estado em que se insere.
Sobre o Campus Ibirité
O Campus Ibirité do IFMG é resultado da fase II da expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. Os processos e compromissos, por parte do Ministério da Educação - MEC, do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG e da Prefeitura Municipal de Ibirité, conforme previsto no plano de expansão, se desenrolaram até o ano de 2012, quando teve início a contratação dos projetos para a construção do campus. As obras iniciaram em 2014 e, após algumas adaptações à realidade quanto à disponibilidade de recursos, foi construído o bloco didático, estrutura elétrica, estação de tratamento de esgoto e facilidades acessórias, como guarita, cercamento, estacionamento e paisagismo em parte do terreno. A obra foi finalizada em 2018 quando foi emitida a Portaria MEC nº 500, de 25 de maio de 2018, que autorizou o funcionamento do Campus Ibirité do IFMG.
A proposta de criação do campus Ibirité levou em conta as demandas socioeconômicas, tecnológicas e científicas da região. Considerando tais demandas, a definição do Eixo Tecnológico de atuação, “Controle e Processos Industriais”, se deu a partir de estudos da municipalidade e da espacialidade do local de implantação do campus.
Diante desse contexto, o campus Ibirité tem a missão de proporcionar à população local qualificação profissional para atender às demandas do município, de forma a contribuir para redução dos movimentos pendulares característicos dessa região. O campus tem o propósito e a condição de ser indutor do desenvolvimento de novos negócios e atividades no município, criando um ambiente socialmente sustentável. Para isso, as tecnologias modernas, sejam elas educacionais, sociais, ambientais ou industriais são as ferramentas mais adequadas e disponíveis atualmente para potencializar o desenvolvimento econômico de Ibirité a partir da oferta de cursos nas áreas tecnológicas, mais especificamente, no eixo “Controle e Processos Industriais”.
Estrutura Organizacional
*clique para ampliar
Para acessar o Regimento Interno e a Estrutura Organizacional aprovados pelo Conselho Superior do IFMG (CONSUP), clique aqui
Descrição da Estrutura Organizacional
-
Direção Geral: Gustavo Pereira Pessoa
-
Comunicação: Thais de Carvalho Felicori e Francisco Henrique F. Silva
-
Assuntos Institucionais: Luciano da Silva Moreira
-
Gestão de Pessoas: Michele S. G. Sobrinho
-
Tecnologia da Informação: Edmar G. A. de S. Junior, Pedro Henrique B. Fonseca e Cleverton Andrade
-
Diretoria de Ensino: Weber de Almeida Lima
-
Planejamento de Ensino: Júlio Paulo C. dos Reis
-
Assuntos Estudantis: Mônica da Lana Paz
-
Registro e Controle Acadêmico: Décio F. L. Marchi, Carlos A. C. Miranda e Luiz G. dos Santos
-
Biblioteca: Viviane B. Andrade, Maria A. da Silva e Wallison A. Madeira
-
Coordenação do Curso Técnico em Automação Industrial (Integrado e Concomitante): Diogo S. C. Souza
-
Coordenação do Curso Técnico em Mecatrônica (Integrado e Concomitante): Dante Donizeti Pereira
-
Coordenação do Curso Técnico em Sistemas de energia Renovável (Integrado e Concomitante): Paulo César de M. Bernardo
-
Coordenação do Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação: Thiago Henrique Barbosa de Carvalho Tavares
- Técnicos de Laboratório: Sebastião de J. O. Gandra, Moisés Paulo Teixeira e Diego de Oliveira
-
-
Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação: Priscila Brasil G. Lacerda
-
Extensão:
-
Setor Técnico Estrutural: Christian di Salvo e Alaércio de S. Cardoso
-
Diretoria de Administração e Planejamento: Erika Dias Cordeiro Hosken
-
Seção de Administração: Verônica de A. Xavier
-
Planejamento e Orçamento: Edmilson Novaes
-
Almoxarifado e Patrimônio: Pedro H. V. Jardim
-
-