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Quem somos...

por edmar.geraldo publicado 24/05/2023 14h09, última modificação 24/05/2023 14h42

HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO IFMG E DO IFMG CAMPUS  IBIRITÉ

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), criado pela Lei nº 11.892, sancionada em 29 de dezembro de 2008, é uma autarquia formada pela incorporação da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Bambuí e de Ouro Preto e suas respectivas Unidades de Ensino Descentralizadas de Formiga e Congonhas. Assim, o IFMG, na constituição de sua base teórica, pedagógica e administrativa, traz consigo raízes antigas oriundas da experiência, história e reputação dos CEFETs e das Escolas Agrotécnicas.

O IFMG pode ser caracterizado como sendo uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.

Atualmente, o IFMG é composto por 18 campi e 1 Polo de inovação instalados em regiões estratégicas do Estado de Minas Gerais e vinculados a uma reitoria sediada em Belo Horizonte. São eles: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga (campus e Polo de Inovação), Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

O Campus Ibirité do IFMG é resultado da fase II da expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. Os processos e compromissos, por parte do Ministério da Educação - MEC, do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG e da Prefeitura Municipal de Ibirité, conforme previsto no plano de expansão, se desenrolaram até o ano de 2012, quando teve início a contratação dos projetos para a construção do campus.

As obras iniciaram em 2014 e, após algumas adaptações à realidade quanto à disponibilidade de recursos, foi construído o bloco didático, estrutura elétrica, estação de tratamento de esgoto e facilidades acessórias, como guarita, cercamento, estacionamento e paisagismo em parte do terreno. A obra foi finalizada em 2018 sendo emitida, então, a Portaria MEC nº 500, de 25 de maio de 2018, que autoriza o funcionamento do Campus

 

Ibirité do IFMG. As Figuras 1 e 2 apresentam as fotografias do prédio do IFMG - Campus

Ibirité.

 

Figura 1 – Bloco didático.

 

 


 

Figura 2 – Parte lateral do bloco didático.

 

A proposta de criação do campus Ibirité levou em conta as demandas socioeconômicas, tecnológicas e científicas da região. Considerando tais demandas, a definição do Eixo Tecnológico de atuação, “Controle e Processos Industriais”, se deu a partir de estudos da municipalidade e da espacialidade do local de implantação do campus.

O município de Ibirité é parte integrante da mancha urbana central da metrópole e funcionalmente articulado com outras unidades administrativas. Dados censitários comprovam que muitos trabalhadores se deslocam de municípios da região metropolitana para Belo Horizonte em busca de melhores condições de trabalho, ou mesmo, de serviços. Esses deslocamentos diários caracterizam os movimentos pendulares populacionais, fenômeno cujos indicadores de mobilidade espaciais da população, considerando o censo demográfico de 2010, indicam que 42.357 pessoas (aproximadamente 51% da população economicamente ativa) deixam Ibirité diariamente para trabalhar em outros municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. No sentido inverso, 3.717 pessoas se deslocam diariamente para Ibirité para exercerem suas atividades profissionais.

A partir de dados censitários, quando se analisam as ocupações dos trabalhadores de Ibirité que realizam movimentos pendulares (à partir ou para Ibirité), constata-se que aqueles que se deslocam para Ibirité têm ocupações que exigem mão de obra qualificada e especializada e, portanto, melhores oportunidades salariais, enquanto que trabalhadores que se deslocam de Ibirité para outras cidades ocupam vagas em atividades que exigem menos qualificação profissional, e consequentemente, remunerações mais baixas.

Esse quadro tende a perenizar a desigualdade social e limitar o desenvolvimento do município de Ibirité, uma vez que os recursos são drenados para outros municípios e não reinvestidos naquela localidade.

Diante desse contexto, o campus Ibirité tem a missão de proporcionar à população local qualificação profissional para atender às demandas do município, de forma a contribuir para redução dos movimentos pendulares característicos dessa região. O campus tem o propósito e a condição de ser indutor do desenvolvimento de novos negócios e atividades no município, criando um ambiente socialmente sustentável.

Para isso, as tecnologias modernas, sejam elas educacionais, sociais, ambientais ou industriais são as ferramentas mais adequadas e disponíveis atualmente para potencializar o desenvolvimento econômico de Ibirité a partir da oferta de cursos nas áreas tecnológicas, mais especificamente, no eixo “Controle e Processos Industriais”.

 

 

Fonte: PPC dos Cursos Técnicos 

 

 

Avaliar se essa parte abaixo entra ou não junto com o Histórico de Surgimento do Campus:

ÁREA DE ATUAÇÃO DO CAMPUS IBIRITÉ: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

 

A determinação do eixo tecnológico de atuação “Controle e Processos Industriais” do campus Ibirité levou em consideração características que compõem as dimensões econômica, ambiental e social da região. Considerando esse contexto, identifica-se a relevante participação dos setores de atividades econômicas de Ibirité relacionadas a esse Eixo Tecnológico. Dados extraídos do Censo 2010 apontam que 20,44% dos postos de trabalho de Ibirité são ofertados nessa área.

Considerando a perspectiva de desenvolvimento social e econômico de Ibirité, é necessário levar em conta os aspectos educacionais que retratam a escolarização da população local. Segundo o ATLAS BRASIL, no ano de 2010 em Ibirité, 88,97% das crianças de 5 a 6 anos frequentavam a escola e 90,29% das crianças de 11 a 13 anos frequentavam os anos finais do ensino fundamental. E, ainda, 62,46% dos jovens de 15 a 16 possuíam o ensino fundamental completo, enquanto que, 35,42% dos jovens de 18 a 20 anos concluíram o ensino médio. Também compõem o Índice de Desenvolvimento Humano - IDHM Educação um indicador de escolaridade da população adulta e o percentual da população de 18 anos ou mais com o ensino fundamental completo (48,58% em 2010). Considerando-se a população municipal de 25 anos ou mais de idade, 7,60% eram analfabetos, 42,38% tinham o ensino fundamental completo, 24,31% possuíam o ensino médio completo e 2,90%, o superior completo.

Diante do exposto, o campus Ibirité oferece os cursos técnicos em Automação Industrial, Mecatrônica e Sistemas de Energia Renovável. Além disso, é ofertado o curso superior de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação. Todos esses cursos são partes integrantes do eixo tecnológico em “Controle e Processos Industriais”. A formação de profissionais nesse eixo busca atender a demanda das indústrias automobilísticas, alimentícias, de bens de consumo, de energia, petroquímica, dentre outras. Tais empresas e segmentos podem ser verificados no município de Ibirité e nas cidades limítrofes, o que torna bastante atraente para uma instituição de ensino prover capacitação nesta área.

Aliado a tal contexto, o avanço industrial na região acarretou o aquecimento da demanda por profissionais capacitados nessa área de atuação. O campus Ibirité tem o intuito de promover a capacitação dos profissionais levando em consideração os novos desafios apresentados nos dias atuais, dentre eles: o surgimento da Quarta Revolução Industrial e a necessidade de geração de energia renovável.

 

A Quarta Revolução Industrial ou, simplesmente, Indústria 4.0, apresenta novos avanços tecnológicos na área de automação, sendo fundamentais para o atendimento das demandas atuais do mercado. Os princípios norteadores da Indústria 4.0 exigem a formação de um perfil de profissional capaz de lidar com a diversidade e convergência de tecnologias tais como sistemas ciberfísicos, robótica, nanotecnologia, impressão 3D, big data, inteligência artificial, segurança cibernética, conectividade e internet das coisas aplicadas ao processo produtivo. Várias dessas habilidades não eram demandadas em anos anteriores, mas, atualmente, se tornaram fundamentais para inserção no mercado de trabalho.

A geração de energia renovável tem se tornado cada vez mais realidade nos últimos anos, pois apresenta as melhores soluções para o desafio energético no Brasil de forma sustentável. É cada vez maior a demanda por energia e, diante disso, há que se investir em soluções de geração de energia que apresentem menor impacto ambiental e sejam sustentáveis. Uma das áreas de atuação e de estudo do campus Ibirité é na geração de energia solar fotovoltaica.

Diante disso, é fundamental a capacitação de profissionais nesse eixo tecnológico para que possam se adequar às demandas atuais do mercado de trabalho de Ibirité e região.

 

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